quarta-feira, dezembro 26, 2007

Jogo 16- Men United:7 Imperial Fut: 6

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...
Na última jornada deste ano o Men United confirmou o seu estatuto de campeão de Inverno com o uma vitória de 7-6 contra o Imperial Futsal Clube.
Com este resultado a diferença pontual está neste momento nos 6 pontos a separar as duas equipas com vantagem para o Men United, sendo que 2008 será concerteza um ano cheio de jogos de muita garra e luta conforme tem sido os últimos confrontos entre estes dois gigantes do futsal mundial.
Nesta jornada o Men começou o jogo com 3 golos sem resposta, a reacção do Imperial não se fez esperar e reduziu para 3 -2 no entanto o Men United continuou a querer mandar no jogo e conseguiu nunca estar a perder. Cedeu no entanto nos minutos finais o domínio a equipa adversária e apostou no contra ataque para acabar com o jogo. O 7-6 final mostra bem o equilibriu do jogo mas no fim estava encontrado o campeão de Inverno da época 2007/08.

Imperial United:
Ricardo Q: mostrou garra mais uma vez mas saiu lesionado ou chateado com uma entrada um pouco mais ríspida de um jogador adversário. Marcou um golo e ate a sua saída foi o jogador que mais tentou fazer pelo resultado juntamente com o João. Nota: 5

Pedro Casal:chegou atrasado quando a equipa já se encontra a perder por 2-0, mas logo que entrou a sua presença na defesa fez-se sentir. Marcou mais um golo e contribui para o resultado não ser mais expressivo para o Men United.Nota: 6

João Silva: foi um dos incorformados da equipa, marcou 2 golos mas podiam ter sido mais não fosse o desacerto na finalização. Nota: 7

Ricardo Gonçalo: mais um golo numa excelente subida da defesa para o ataque e muito esforçado na defesa. No ataque faltou confiança na hora do remate quando se apanhou na frente do redes adversário com mais 3 companheiros.Nota: 5

Pedro Benny: correu e tentou desmarcar-se muitas vezes,mas teve poucas ocasiões de remate de neste jogo.Nota: 4

Piriquito: trouxe o equipamento de guarda redes e tudo indicava que poderia ter uma noite de gloria entre os postes, no entanto logo no primeiro remate a bola passou-lhe pelo meio das pernas. No entanto ainda teve tempo para uma mão cheia de defesas e de marcar um golo. Nota: 5

Men United:

Nuno Tiago: uma grande exibição deste jogador, bem a defender, a atacar onde marcou 3 golos e a assistir o outro marcador da equipa. Uma exibição a repetir mais vezes.Nota:8

Gonçalo: esteve muito bem na defesa, no ataque faltou-lhe um golo para coroar os remates forte que disparou mas todos ao lado, no entanto serviu muito bem os companheiros na manobra atacante da equipa. Nota: 6

Malcolm: mais um golo e mais uma vez sempre a pensar o jogo de trás para a frente.muito bem a desmarcar os compenheiros e um belo golo de chapéu , o melhor do jogo.Nota: 6

Dias: desta vez não marcou , mas ajudou e muito na defesa, foi uma peça importante no triangulo ofensivo da equipa. Nota: 6

Hugo Pires: mais 3 golos para este jogador que apesar de este ano não ser efectivo está a realizar uma boa época. Inicio muito bom com 3 golos e depois 10 minutos na baliza onde evitou 2 golos da equipa adversária. Ao ataque voltou para falhar mais um golo e contribuir de forma eficaz para o tridente ofensivo da equipa. Nota :8

O campeonato sofre ahora uma paragem mas esta de volta no início de 2008.
Até para o ano!!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Jogo 15: Men 5 Imperial 3

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

E vamos chegar à última jornada do Campeonato de Inverno com tudo ainda por disputar.

A vitória dos Men no ultimo jogo, potenciou que lhes baste um empate para serem campeões de

Inverno, mas em caso de vitória do Imperial, mesmo que por um golo (ambas as equipas têm o mesmo número de golos: 129), será Campeão.

Tudo em aberto portanto para o ultimo jogo deste ano de 2007.

O jogo de Domingo pautou-se por um evidente equilíbrio de forças, apenas desfeito quando o potencial físico das equipas deixou de se poder equilibrar.


O Imperial jogou só com 5, e com o Hugo Lopes lesionado na baliza, pelo que os seus 4 jogadores de campo tiveram que “aguentar” o jogo sem trocarem ou descansarem.

Apesar disso, esteve bastante tempo na frente do marcador, com um 3-2 de vantagem que teimou em persistir por grande parte do jogo, com a colaboração de grandes defesas do Hugo (O melhor redes dos ultimos tempos que tenho visto, e o Jorge, o Pastel e o Periquito não são maus!). O Men também embirrou com as barras e os postes, atirando a sua dose de azar aí!

O Imperial em contra-ataques tentava distanciar-se no marcador, mas faltou aí alguma clarividência face ao maior poderio fisico United e a uma pressão sufocante que obrigou por várias vezes a que por longos minutos a bola apenas passasse nos pés dos Imperiais em alívios.

Bom jogo, parecia um jogo a sério, e que contou com a média de golos mais baixa de sempre, apenas oito golos num jogo.

Os dois jogos com menos golos num jogo, apenas 10, foram um empate a 5 golos, em 11 de Dezembro de 2005 e uma vitória do Xelxia sobre o Minis em 18 de Março de 2007.

Amanhã espero ter um tempito para colocar os marcadores.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Jogo 14: Men Utd 6 Imperial 9

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

O campeonato de Inverno está a aproximar-se do fim, e as contas vão-se empatando cada vez mais.

Neste campeonato extremamente renhido, nenhuma equipa larga a outra mais que um jogo e novamente acontece o empate na tabela classificativa.

O United levava três pontos de vantagem para este jogo, o que lhe conferia alguma segurança para uma vitória final, ainda por cima com dois factores extra de motivação, as quatro vitórias seguidas que trazia de passado recente (duas delas pela vantagem mínima), e o facto de ter uma equipa teoricamente superior (jogaram com o Capitão e o Tiago a substituir o Amado e o Gonçalo)...

No entanto essa suposta superioridade não se notou senão durante alguns minutos, quando o Men conseguiu uma vantagem de dois golos no marcador.

Começou melhor, é verdade, mas o Imperial resistiu bem defensivamente e com maior ou menor dificuldade ia igualando o marcador, já que até aos 4-4, nenhuma equipa avançou mais que um golo na diferença para a outra.

Recuperando de 3-4 para 6-4, o Men gastou porventura mais forças do que as que teria e deixou, para os ultimos 20 minutos de jogo, uma equipa sem pernas primeiroo, para aguentar um maior indíce fisico Imperial, e depois sem força anímica, quando o Futsal Clube vira para 6-7, parecendo decidido o jogo a partir daí, com venenosos contra-ataques e defesas sólidas, senão da defensiva Imperial do Redes Piri, em grande plano em alguns lances.

Mais dois golos e aguentou bem o resultado o Imperial, conseguindo uma vitória simples e esforçada, que há quase um mês lhe vinha fugindo!

Men United:
Dias (Pata de Chumbo) – Em óptimo plano fisíco, antecipa-se muito bem às bolas adversárias, conseguindo surpreender em velocidade os adversários, o que conseguiu em duas ou três ocasiões durante o jogo, uma das quais em golo, outra numa grande assistência para o Capitão empurrar. Dos melhores defensivamente, foi pouco apoiado em alguns lances pelos companheiros.
Nota: 6

Amado (Deitadinho) – Não pode comparecer e foi ultrapassado no pódio dos golos.
Nota: 0

Eurico (Redes de Bolas com creme) – Ainda lesionado, voltará para testar os limites do seu joelho em Janeiro...
Nota: 0

Malcolm (Resmungas) – Mais um bom jogo, a pautar o desdobramento ofensivo da equipa, foi obrigado também a fechar atrás, o que conseguiu enquanto foi tendo pernas, mas no fim não deu para mais, está habituado a jogar mais “protegido” atrás, e assim, subir e descer tantas vezes desgastou-o até um ponto a que não está habituado. Um golo!
Nota:6

Nuno Tiago (Boneca de Redes) - Tentou ser o motor, quando o ataque ia fraquejando, mas notou-se que o entrosamento com o Capitão não é o mesmo que com o Amado, com quem se tem entendido às mil maravilhas. Obrigado a jogar volante e a não subir demasiado, foi fazendo o que conseguia, mas não chega para tantas encomendas, nem no ataque e nem defensivamente. Um golo.
Nota:6

Gonçalo (Meiguices) - Aflito das costas, agora anda numa de carregador de pianos! A equipa notou alguma descoordenação defensiva pela sua ausênia.
Nota: 0

Pedro Capitão (Flyboy) – Não conseguiu fazer o seu melhor, já teve jogos em nível muito superior. Difícil de marcar, como sempre, agravado neste jogo pelo alto indíce de álcool associado, que se cheirava à distância, continuou egoísta em muitas ocasiões, o que se revelou dramático frente a um guarda-redes a sério como o Piriquito, que não vira o corpo à bola. Muitas dificuldades defensivas, permitindo a abertura de espaços para o aproveitamento superior Imperial. 3 batatas bem plantadas!
Nota: 6

Tiago(Dias Man in Law)- Mais um jogo esta época, mas desta vez marcado por um absentismo pouco habitual, apesar de ter tentado o seu melhor, como sempre, esteve um pouquito “amorfo”, parecendo distante da maioria dos lances. Com dificuldades para o jogo mais “musculado” a que nos vimos habituando, pareceu sempre um pouco tímido na forma de abordar os lances. A melhorar concerteza em próximos jogos.
Nota: 5

Jorge(Da Keeper ou Quim da Falagueira)- Estreou uma camisola nova, belissima, do Benfica, aliás, só não tem pior nota, porque tinha uma camisola espetacular! Jogou ao seu nível com algumas defesas extraordinárias a dizer que não a remates certinhos para golo, mas depois juntou alguns “patos” a muito desacompanhamento defensivo da sua equipa, obrigando-o a enfrentar sozinho os atacantes Imperiais demasiadas vezes. O nível atacante do jogo também mostrou que o Jorge interviu muito mais que o Piri.
Nota: 6

Imperial Futsal Clube:
Hugo (Perna de Pau)- Não pode comparecer, já que o joelho tá de molho. As melhoras e que volte depressa.
Nota: 0

Pedro "Beny" – Voltou depois de um jogo sem aparecer, e do qual ainda deve a multa. A tesouraria não se esquece! Voltou bem, as seu nível, não é rápido, mas a mobilidade vai melhorando, bem como a concentração. Dá gosto ver alguém como o Pedro extraordinariamente concentrado, tentando dar o seu melhor em prol da equipa, é espectacular. Marcou um e jogou sempre bem, embora deva tentar largar a bola mais rápido no ataque. Boas desmarcações e bom pressing defensivo merecem uma boa nota.
Nota:7

João(Ronaldo de Vigo) – Já só lhe falta aguentar o jogo todo! Está de volta o grande matador, atestado pela liderança da tabela de marcadores...
Está a perdoar cada vez menos frente ao Redes adversário e tem tentado melhorar o jogo colectivo, o que o beneficia a ele e à equipa tremendamente. Em excelente plano em todos os três golos, mas completamente de rastos nos minutos finais, fechou quase sempre bem as iniciativas do Men.
Nota: 8

Pedro (Fusso solitário) – Define muitas das vezes o ritmo do jogo atacante Imperial, mas perde-se por vezes, não largando bolas mais rapidamente, apesar de não as perder facilmente. Bom jogo, em especial defensivamente, com grande sacrificio pessoal, já que não conseguia correr muito. Excelente no equilibrio da equipa, marcou um golo do seu meio campo num “pato” do Jorge.
Nota: 7

Ricardo Gonçalo (joelhito de vidro)– A confiança já não é desculpa. Este jogador tem vindo a subir de jogo para jogo, e à parte de precisar de mais agressividade defensivamente, está muito bem nos restantes aspectos, marcando inclusive mais um golo, 12º da época, a confirmar o seu excelente momento de forma. Sem medo de rematar já, e muito bem sempre no jogo de cabeça, teve algumas desmarcações lindas de ver. Mais eficácia nalguns lances e estará ao nível dos restantes no plano dos golos...
Nota: 7

E”Dudu”ardo Silva – Indisposto alcoolicamente, não pode comparecer, apesar de convocado.
Nota: 0

Ricardo (El Gordo)- Está num bom momento de forma, não vira a cara a nenhum lance e é complicado distinguir se está na frente ou atrás, já que tenta estar, e às vezes consegue, em todos os lances da equipa. Não é o Super-Homem, mas vai correndo e jogando sempre no limite das suas forças, forçando o andamento da sua equipa e o balancear das operações. Recebe a bola ao meio, distribui, faz bonitas assistências, desmarca-se, defende, posiciona a equipa, arrasta a defesa, acho que esteve bem! Três golos, e outras tantas defesas do Jorge a negarem mais batatas nas redes...
Nota: 8

Piriquito (Iman de bolas)- Só não tem mais pontuação, porque esteve discreto. Participou, e bem, sempre que foi chamado a intervir, causando algumas cenas de belo efeito, ao negar o golo à equipa adversária por mais de meia duzia de vezes, principalmente, voando e não se deixando “comer” em chapéus. A defesa também o ajudou, não permitindo grandes hipóteses ao Men neste jogo. Sempre em bom plano a distribuir a bola, sem pressas e resistindo ao pressing alto irritante do United.
Nota: 7

Ultimo destaque apenas para o primeiro livre por atraso ao guarda-redes, não contestado mas estupidamente desperdiçado pelo Queiroz. Irei esclarecer as dúvidas nas regras se o livre deve ser directo ou não!

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Jogo 13: Men Utd 9 Imperial 7

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Aqui fica a crónica, com a avaliação, jogador a jogador, elaborada pelo Nuno Tiago, a atestar de mais uma vitória dos Men:

Imperial Futsal Clube:
Ricardo Q: Talvez o elemento Imperial em melhor forma física. Entrega-se ao jogo como ninguém mas por vezes perde-se um pouco com lances sem importância, perdendo assim a concentração. Um golo marcado.
Nota: 6

Hugo Lopes: Jogo habitual do discreto defesa imperial, sem comprometer mas também sem grandes destaques a fazer.
nota: 5

Ricardo Gonçalo. Com um impeto menor que na semana passada, Ricardo continua a sua caminhada para a total recuperação a nível fisico e mental. Marcou 2 golos, e tentou sempre participar nos ataques da equipa com as suas famosas descidas pelo flanco.
Nota:6

Dudu Silva: a falta de ritmo de jogo foi demasiado evidente. Ou joga no ataque e é um perigo constante mas deixa desguarnecida a defesa em situações de desvantagem numérica, ou defende com a segurança e capacidade fisica que tem, mas a equipa perde em capacidade ofensiva. Ainda assim, 2 golos para a contagem pessoal.
Nota 7

Pedro Kabra: Mais dedicado com as tarefas defensivas e subindo muito pouco não foi capaz de travar o arranque fulgurante dos Men United. Depois foi importante no equilíbrio defensivo e consequente recuperação da equipa com boas iniciativas atacantes. Marcou 1
Nota: 7

Benny: Ficou de aparecer mas ainda deve estar lá alguém a espera dele...
(Nota do Presidente: será multado por não ter comparecido!)
Nota: 0

Men United:
Nuno Tiago :Jogo seguro defensivamente, com diversos cortes e antecipações e tentanto sempre iniciar os ataques da equipa, embora muitas vezes incorrectamente. Marcou dois golos, um em cada baliza
Nota:6

Gonçalo: Ficou em branco pela primeira vez nesta época[nota estatística: quarta vez em branco], mas manteve-se seguríssimo a defender e sempre a tentar levar a equipa para frente nas suas iniciativas individuais.
Nota: 6

Dias: Provavelmente o primeiro Hat-Trick do Dias na Superliga [nota estatística: segundo hat-trick do Dias na sua carreira LAF, ambos esta época!]. A estar sempre no sitio certo na altura certa e a participar na elaboração dos ataques da equipa.
Nota: 7

Malcolm: O maestro da equipa esteve mais discreto do que é habitual, mas sempre importante no pensar do jogo atacante da equipa. Não marcou esta semana
Nota: 7

Amado: Man Of The Match. Corre, luta, ganha bolas e marca. Um autêntico quebra cabeças para a defesa imperial. 5-golos-5 no seu pecúlio.
Nota: 8