quinta-feira, agosto 30, 2007

A História da L.A.F.

A História daCeifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

> 199.../1994 - A ideia
A Liga Amadora de Futsal, enquanto ideia, nasceu da vontade e da casmurrice de alguns amigos de tentar praticar desporto regularmente.

Mas acima de tudo, ter a oportunidade de conviver de uma forma saudável com o espirito de fraternidade e amizade que nos guia (embora com cacetada, discussões e tricas pelos meio. Futebol é e sempre foi assim, um jogo de cavalheiros!).

Este conceito foi fundado em meados da ultima década do Século passado, sendo que se poderá aceitar como data de fundação da LAF, enquanto conceito o ano de 1993/4, mais ou menos por aí...



1994/1997 - O Fim da escola
Por essa altura com a escola regular terminada para a maioria, com a universidade e as aulas à noite como realidade para outros, começaram a haver as primeiras iniciativas de jogos de Futebol de Salão e de Futebol de 5, na altura as duas modalidades que precederam a criação do FUTSAL.

Recordo-me bastante bem de inumeros jogos nos Comandos da Amadora aos Sábados de manhã, bem como de jogos que se realizaram nos ringues da Falagueira e do Casal de São Brás.

1997/2000 - Os primeiros jogos a "sério"
O Futebol de Praia era também uma modalidade bastante querida, com muitos jogos improvisados na Costa da Caparica e em Carcavelos bem como na Praia de Cascais, onde se estrearam os primeiros jogos à noite.

São dessa altura também várias tentativas, sem sucesso, ou com reduzidas hipóteses de o ter, de se jogar no ringue do Casal de São Brás, unica e pouco confortável alternativa, onde se ensaiaram alguns jogos com a participação da maioria.


No entanto, era mais a maioria que faltava do que a que aparecia.


Era também por essa altura, impensável pagar-se para se jogar o que quer que fosse, já que com o orçamento apertadissimo do princípio da vida adulta da maioria de nós, cada tostão era melhor empregue em bebida ou outra coisa qualquer assim importante...



2001/2002 - O Espalhar da palavra

Alguns dos jogadores actuais, não participaram propriamente destes movimentos de tentativa de fundação de algo que poucas vezes passou das ideias e das intenções, mas foram sendo integrados no grupo, sem problemas e com o normal fair-play e à vontade com que sempre acolhemos mais um amigo...



Das ideias do principio dos anos 2000, de fundar uma Liga com participação regular, entre todos os participantes das tertulias nocturnas de um conhecido café do Casal de São Brás, pouco mais subsistia do que uma mera contagem de eventuais interessados, que quase sempre esmorecia nas poucas tentativas de organização de jogos em que invariavelmente poucos apareciam para jogar (eram quase 20 que diziam que apareciam e depois nunca se chegava a 10 no campo).



2003 - O Início dos ajuntamentos

Em 2003, já com alguns de nós casados e juntos, e com alguma dificuldade de nos continuarmos a encontrar de forma tão regular, a ideia tinha cada vez mais força e cresceu tornando-se uma realidade mais forte, com os primeiros jogos com algum sucesso, a ocorrerem durante essa época de 2003/2004, com muitos jogos a serem realizados no novissimo pavilhão do Cacém, na altura.



Logo desde essa altura se reclamava que deveria jogar-se mais perto da Amadora, local de origem da maioria dos jogadores, mas havia falta de horas e sitios disponíveis. No Cacém os jogos eram ao Sábado de manhã, não haviam todos os fins-de-semana, e nem sempre aparecia pessoal que chegasse, mas ao menos jogava-se.



O primeiro a marcar o campo aí foi o Gonçalo, tornando-se assim no primeiro tesoureiro oficial.



Aproveito para deixar a lista dos tesoureiros/ Presidentes, que fazem já parte da história desta Liga, e reconhecer que sem o seu trabalho meritório, provavelmente não teriamos a Liga actual:
2003 - Gonçalo Almeida
2004 - Ricardo Queiroz
2005- João Ramalho
2006/7/8 - Ricardo Queiroz



2004 - A primeira época completa

Com a ideia dos efectivos, surgida em 2004, começou-se a responsabilizar mais as pessoas, começando a marcar-se o campo mensalmente, em vez de jogo a jogo.


Juntaram-se finalmente 12 amigos e foi realizada a primeira época oficial, embora não fosse ainda um campeonato.



No Cacém, neste ano disputaram-se imensos jogos e a ideia ganhou adeptos, força e muita emoção dentro do campo...



O Tesoureiro, depois presidente, Ricardo Queiroz, escolhido pela sua chateza absoluta em cobranças dificeis, bem como pela sua teimosia em não abandonar os restantes amigos enquanto não lhe espremesse o guito todo, revelou-se nesta altura um modesto contador de dinheiro.



Não havia grande organização, mas os jogos realizavam-se sem problemas.


Como eram ao Sábado de manhã, aproveitava-se para beber uma mini no café da esquina, já quase pela hora de almoço.


Ele há melhor maneira de se começar um fim de semana?




2005- A mudança de horário

O Pavilhão do Cacém detinha condições invejáveis, não era demasiado caro, mas nem sempre estava disponível. Haviam muitos jogos que invariavelmente foram realizados na Amadora, por falta de disponibilidade do Cacém.



No começo da época de 2005 (em Setembro/ Outubro de 2004, portanto), decidimo-nos por um novo horário, aos Domingos à noite, no Cacém.



Era mais cómodo e conseguimos jogar mesmo todos os fins-de-semana, já que o "bichinho" estava instalado e não mais se apagaria.



Em 2005, começou a época o Tesoureiro chato Queiroz, mas foi substuido no decorrer da época pelo Redes Ramalho, devido a lesão que não permitiu que jogasse durante alguns meses.


Foi de resto a primeira de algumas lesões graves que todos lamentamos, entretanto ocorridas a alguns jogadores, que impediram o normal desenrolar das suas carreiras no rectângulo mágico, casos também do Ricardo Gonçalo, do Hugo Lopes, do João Ramalho, só para citar os que tiveram que ir conhecer a especialissima equipa médica que assiste a LAF, a quem aproveito para deixar um bem-haja. Obrigado por nos retalharem com tanto carinho...



2006/2007 - As primeiras SuperLigas RAPAKECA

O jogo de Domingo já não bastava. Era longe para todos, tirando o Gonçalo e o Dias, o que era o unico factor desmotivante, excepto obviamente, para eles.







O Queiroz voltou a organizar o jogo de Domingo da LAF, e conseguiu o concurso de um Pavilhão novo na Escola Mães D'Água (Falagueira).


Herdou algumas práticas do João Ramalho e re-criou o Excel com as estatísticas de algo novo: A SuperLiga RAPAKECA.


12 efectivos, alguns suplentes, hora fixa ao Domingo à noite, regras da SuperLiga, um Presidente e uma estrutura de apoio. Coletes para uma das equipas e um gozo supremo.

Cada jogo valia pelo coroar da semana, e como escape, juntando o melhor de dois Mundos, o convivio entre amigos e a rivalidade e competitividade do jogo.



Duas equipas, agora com nomes, originaram rivalidades imensas, e paixões absolutas.

Novos icones e simbolos passaram a ser figuras na memória de todos nós.


O Guns juntou-se à organização e ao apoio de uma das equipas, e com o Dias, o Meiguices e o Tiago escreveram algumas crónicas, o Hugo começou a actualizar a classificação.



Duas Ligas se passaram, sendo que cada uma das duas equipas entretanto criadas ganhou uma Liga:

2006 - Sport Lisboa e Minis (Xelxia campeão de Inverno)
2007 - Xelxia São Brás (Xelxia campeão de Inverno)



2008/20... - Para continuar

Partimos agora para a época de 2008. Novas equipas foram criadas. Os coletes vão ser substituidos por equipamentos a brincar a sério. A terceira SuperLiga promete, com a introdução do jogador primeiro Suplente. De ano para ano, temos tentado melhorar, e...
...o gozo é cada vez maior!


Nota: dantes queixavam-se que não haviam crónicas. Agora que as têm, não as comentam. Gostava que dissessem se está tudo bem, ou se ao contrário está tudo mal! Comentem...

Tabela de Presenças

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Depois de confirmar telefonicamente com todos vós os convocados para o jogo de Domingo, destaque para a presença dos dois jogadores suplentes de ambas as equipas, logo no primeiro jogo da época.

O Men Gonçalo vai a um casamento e para grande pena dele, não pode ir ao primeiro jogo oficial da época 2008, o mesmo acontecendo ao Imperial Ricardo Gonçalo, que só volta de férias no Domingo, e como tal não conseguirá estar a tempo e horas no pavilhão para o jogo.

Mas a tristeza de uns faz a alegria de outros e estas faltas potenciaram a convocatória do Imperial Dudu e do Men Capitão, que os irão substituir neste primeiro desafio.

Após as novidades do dia, seguimos para a contnuação da apresentação de Estatísticas, desta vez, com a tabela de presenças de 2007. Esta foi a época em que as faltas foram uma constante ao longo do campeonato, e em que as equipas poucas vezes conseguiram repetir um seis, pior ainda, raras vezes apresentaram o seis efectivo do princípio do campeonato.

Apesar das consequências negativas desportivas, e de algumas financeiras também, ainda assim os suplentes contribuiram com cerca de 240€ para as contas da SuperLiga, valor que permite a sobrevivência económica do campeonato, se fizermos as contas de que se os suplentes não tivessem pago, o ano passado teria um exercicio com um valor negativo de mais de 100 €uros...

Em relação às presenças, destque pelo segundo ano consecutivo de um jogador fazer todos os jogos. Curiosamente, e pelo segundo ano consecutivo, é o mesmo jogador, o Ricardo Queiroz, que depois de 34 jogos consecutivos em 2006, realiza agora 40 jogos consecutivos em 2007, o que potencia algusn valores dificeis de bater para qualquer um...
O Nuno Tiago, quase fez todos os encontros, falhou 2, e o rei dos marcadores fez 36 jogos, fechando o pódio.

Destaque também para o Eurico que ficou com 34 jogos, o que contribuiu para a regularidade maior das sua exibições esta época, assumindo-se como uma das surpresas desta época no nosso campeonato!

Após os primeiros vem o grosso do pessoal com 30, ou quase jogos, ainda assim, falhando todos cerca de 10 ou mais jogos na época, o que ainda são bastantes jogos falhados, com atenuantes especiais para o Gonçalo e o Dias, afastados em algumas alturas por arreliadoras lesões.

Destaque depois para os suplentes mais utilizados, como o Capitão, novamente bastante utilizado, à semelhança do ano anterior, e do Teixeira, este ano também a cumprir quase metade dos jogos.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Domingo com Novo Campo

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Pois é, no campo do Mães D'Água não vai haver hipóteses de jogar o jogo do próximo Domingo. O Sr. Fernando não vai mesmo estar lá esta época, pelo que a Direcção da Escola não preparou as coisas atempadamente e este Domingo, pelo menos, não vamos poder jogar lá!

Fiquei um bocado frustrado e tentei algumas alternativas, pois não sei em relação a vocês, mas eu estou cheio de fome de chicha.

Ao fim de ligar para umas cerca de 16 escolas da Amadora, Queluz e Cacém, em que me foi dada nega, consegui encontrar um campo para podermos, provisoriamente ou não, esplanar todo o nosso superior Futsal.

A Escola Secundária da Amadora tem um campo coberto, que aluga. Não tem a nossa hora disponível, mas marquei o horário das 19h às 20h, com entrada para equipagem dos novos fatos às 18h30, no portão da Reboleira (também conheido omo portão de acesso aos galinheiros).

Vou contactar com todos telefonicamente, a informar do sucedido. O campo na ESa não tem nem de perto nem de longe as boas condições de que usufruimos no Mães de Água, mas custaria menos 40€ por mês, o que poderia fazer reduzir a mensalidade em 5€ por jogador.

Pode ser uma alternativa, se assim o desejarem. Para já, vai ser um pouso provisório, mas depois falamos no Domingo. Está marcado.

terça-feira, agosto 28, 2007

Marcadores 2007

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Antes de começarmos a próxima época, podemos confirmar os números finais da anterior, e que melhor maneira de o fazer com a tabela mais desejada por todos que é a tabela dos melhores marcadores.
A época teve um total de 40 jogos, mas foram poucos os que cumpriram a totalidade dos jogos, sendo que depois do total de golos marcados, deverá ser confirmado também como interessante a média de golos por jogo.

Pela 2ª época consecutiva, o melhor marcador da SuperLiga foi o Ricardo Amado, que atingiu a marca dos 70 golos, ainda assim abaixo dos 81 da época anterior, e com mais cinco jogos.

Fez uma média bastante inferior à de época de 2006, mas suficiente para garantir o primeiro posto nos marcadores, com 13 golos de diferença para o segundo classificado.

Nos restantes lugares do pódio, posicionaram-se os mesmo classificados de 2006, mas em posição inversa, o Ricardo marcou mais cinco golos, e conseguiu a segunda posição, e o João, marcou os exactos mesmos 56 golos, mas desta vez, apenas suficientes para terminar em terceiro.

Nas posições imediatamente a seguir, e depois das grandes guerras pelo acesso aos lugares do pódio, o "Guns" conseguiu o 4º lugar, com Malcolm e Capitão a curta distância.

Teixeira e Pedro, acabaram uma luta bastante interessante pelo 7º lugar, e o Eurico não conseguiu aproximar-se mais do Rui Bota, que acabou com a melhor média de golos, seguido de perto pelo Capitão e pelo Teixeira nessa luta mais especial, de quem marca mais golos por jogo.

Já fora do Top-Ten, o Nuno Tiago não conseguiu lá chegar por pouco, e o "Dudu" também não terminou além do 12º posto, fruto duma época bastante irregular, mas ainda assim com uma média bastante interessante!

O Beny surpreendeu pela positiva, conseguindo bons resultados apenas em metade da época, a ultrapassar alguns efectivos mais "rodados", com mais jogos, como o Gonçalo, que se quedou pelos 14 golos, e pelo Dias e pelo Hugo, que não ultrapassaram os 10 tentos.

A melhorar para esta época, concerteza...
No total, marcaram-se nesta época 653 golos, contra o total de 548 em 2006, mas há que ter em conta o número de jogos disputados também, que foram 40 em 2007, contra apenas 34 em 2006. Na média de golos por jogo, confirmamos que:
2006 - 548g - 34j - 16.12 golos
2007 - 653g - 40j - 16.32 golos

Pelo que se pode concluir que a média de golos se manteve estável, e bem agradável, com 16 golos por jogo, o que só revela a componente bastante ofensiva do campeonato., que esperamos se mantenha nesta nova época, com muitos golos e resultados competitivos durante toda a época...

segunda-feira, agosto 27, 2007

Contas de 2007

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...


A pedido de muitas famílias, aqui ficam as contas de 2007, assim como as explicações sobre o jantar de campeão do Xelxia, a realizar ainda este ano, em princípio, a 13 de Outubro, Sábado, em local a designar futuramente.


Relativamente às contas de 2007, começou-se o ano com as contas positivas, com um saldo relativo a 2006 de 29€.

Durante o ano, as receitas foram prejudicadas pelo facto de em alguns meses não se conseguirem reunir 12 efectivos, mas compensadas pelas muitas faltas que originaram um acréscimo de dinheiro em cotas de suplentes. Confirmem:


Saldo 2006 - 29€
Cotas de efectivos - 1610€
Cotas de Suplentes - 240€


Em receitas, foram totalizados 1879€.


No que concerne às despesas, as mesmas tiveram várias origens, desde o normal pagamento do campo, até à oferta de natal do Sr. Fernando, passando por duas bolas (uma rebentou), e pelos coletes do início do ano. Aqui está:


Pagamento Campo - 1435€
Garrafa Natal - 10€
Bolas Futsal - 73€
Jantar Fevereiro - 195€
Coletes - 12€


Em Despesas, foram contabilizados 1725€.



Desta forma, com 1879€ - 1725€, ficou-se com um saldo positivo do ano de 2006/2007, de 154€.


Este valor, somado aos 38€, que se deram pela segunda bola, comprada de recurso, mais alguns valores ainda em divida por alguns jogadores, num total de 11 €uros, davam duzentos e poucos tostões, que era o dinheiro que iria ser utilizado no segundo jantar do ano, que não se realizou, se bem se lembram, por incompatibilidades de datas entre quase toda a gente.


Daí que, para arranque desta época, ficam já a saber que o jantar será a 13 de Outubro, sem mais adiamentos, em local e hora a designar. Têm direito ao jantar, os 12 efectivos da SuperLiga, nesta altura, mais o Guns.


Para que seja possível realizar este jantar, após a aquisição dos equipamentos, ficou decidido, entre eu e todos vós telefónicamente, que cada um pagaria 10€ pelo equipamento entretanto adquirido.


Os equipamentos adquiridos constam de uma camisola numerada, uns calções e um par de meias, para cada jogador. No total, cada equipamento ficou por aproximadamente 13€ (10€ calção+camisola+meia + conjunto numeração de 45€ no total), sendo que cada jogador suportará 10€, suportando o restante valor a tesouraria da LAF.


Após estas operações, o total dado pelos equipamentos ascendeu a 185€, pelo que como apenas haviam em caixa 154€, alguém (o Presidente), adiantou as suas cotas de dois meses, para se poder suportar este esforço.


É assim imprescindivel, para que ninguém saia prejudicado (principalmente eu), que todos paguem as cotas sempre a tempo e horas, mas principalmente, desta vez, que todos levem o dinheiro relativo a Setembro e aos equipamentos, na primeira jornada, sem falta!


Estou ao vosso dispôr para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e questões...

segunda-feira, agosto 20, 2007

Apresentação das equipas

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Para a nova época arrancar, já só falta mesmo começar-se a jogar!

Pois então vejam que as novas equipas já têm nomes. E para cada uma das equipas, já foi definido o equipamento a usar! Mais ainda, já foi adquirido, numerado e separado.

Tudo está a postos para arrancar no dia 2 de Setembro (data a confirmar com a Administração do Pavilhão da Mães D'Água), para aquela que promete vir a ser a melhor época de sempre da SuperLiga Rapa-Keca.

Assim, achei por bem fazer a apresentação das equipas e dos respectivos jogadores e equipamentos:


M e n U n i t e d :


O Men United, derivado da associação do grande clube Inglês, Manchester United, irá jogar de camisola azul e calções e meias brancas. Está conotada como sendo uma equipa de forte cariz ofensivo, sempre pronta a partir para grandes goleadas, assim se desleixe o adversário...

Jogadores:

- Malcolm Malveiro

- Ricardo Amado

- Nuno Tiago

- Eurico Ferreira

- Gonçalo Almeida

- Nuno Dias

1º Suplente:

- Pedro "Capitão"


Os fortes desejos da Administração da LAF para uma época soberba para esta equipa. A sua claque principal, como todos sabem, são os Blue Devils...

----------------------------------------------
----------------------------------------------


Imperial Futsal Clube
O Imperial Futsal Clube, melhor que qualquer Real Clube, está vocacionado para o equilibrio de sectores, que permite que sem grandes oscilações o bloco da equipa suba e recue no terreno. Com alguns dos melhores defesas da actualidade no nosso campeonato, a sua postura de contra-ataques rápidos e venenosos promete incendiar o pavilhão com muitos golos.

Jogadores:

- João Silva

- Pedro Casal

- Ricardo Queiroz

- Ricardo Gonçalo

- Hugo Lopes

- Pedro "Beny"

1º Suplente:

- "Dudu" Silva

Também para esta equipa, e para todos os intervenientes no grande espectáculo, jogadores efectivos e suplentes, agentes, empresários, tesoureiros, roupeiros, médicos, espectadores, etc, a Administração da Liga Amadora de Futsal, organizadora da SuperLiga RapaKeca de Futsal, deseja uma época em grande...

Bem hajam!

quinta-feira, agosto 16, 2007

Nomes das novas equipas

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Não há muitas sugestões para os novos nomes das equipas, e eu gostaria de começar a chamar os animais pelos nomes, que é como quem diz, chamar as equipas pelo seu respectivo nome.

As sugestões apresentadas até agora, e também a partir deste momento, em votação para decisão final são:

Equipa A:
Men United - Nuno Dias
Bed Boys - Pedro
Dream Team - Pedro

Equipa B:
Imperial Futsal Clube - Ricardo
Futebol Clube Real Falagueira - Ricardo

O Imperial veio-me da associação do Real Madrid e do costume de em Espanha haverem tantos Reais, tipo também a Real Sociedad. Real Falagueira seria o nome escolhido, mas como o plantel deste ano da equipa, supera em muito o do Real, bom mesmo seria chamarmo-nos Imperial...

Em votação, aceitam-se mais sugestões até Sábado, a votação decorre até à próxima Terça-Feira, com os pontos por voto seguintes:
1 ponto por votos identificado de jogador da equipa ou suplente.
1/2 ponto por voto identificado, de apoiante ou mero curioso, desde que identificado.
0 pontos por votos não identificados.

Votação a decorrer nos comentários.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Novas equipas para a nova época...

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Pois é, pessoal, a planificação da próxima época não pára e começamos já a contar os dias para voltar aos chutos na estratosfera...

Após consulta telefónica a quase todos vós, estão já definidos os elementos que vão constituir os efectivos das equipas, que são os mesmos que terminaram a época passada com excepção do Guns, que sai de efectivo, sendo substituido pelo Ricardo Gonçalo, que aguardava pelo regresso desde há mais de um ano.

Desta forma e a pedido de quase todos, tratei de re-organização das equipas, e aqui fica uma primeira proposta, que espero que seja discutida por vocês:

Equipa A:

João Silva
Pedro Casal
Ricardo Queiroz
Ricardo Gonçalo
Hugo Lopes
Pedro "Beny"
1º Suplente: "Dudu" Silva

Equipa B:

Malcolm Malveiro
Ricardo Amado
Nuno Tiago
Eurico Ferreira
Gonçalo Almeida
Nuno Dias
1º Suplente: Pedro "Capitão"

Aguardo os vossos comentários a esta proposta. Este anos achei por bem, já que temos garantido que vamos ter equipamentos, criar a figura de primeiro suplente, que será o jogador preferencial, não efectivo, a quem se ligará em caso de alguma falha nalguma das equipas.

Tanto o Capitão, como o Dudu, terão um equipamento das equipas respectivas. O 2º suplente, será para qualquer uma das equipas, o Guns, conforme já referiu, que a partir de Outubro estaria de novo disponível para as lides da SuperLiga RapaKeca.

Como serão equipas novas, também achei por bem que se escolhessem nomes novos, o que também coloco ao vosso dispor, para as melhores hipóteses poderem ser votadas! Não fazia sentido continuar com as mesmas designações, creio eu.

Aguardo por muitos comentários, propostas e sugestões...