quinta-feira, maio 24, 2007

Xelxia Campeão 2007

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Foi cedo, este ano, como se previa, a decisão do titulo de Campeão Rapa-Keca, mas também não tão cedo quanto seria de esperar.

As três ultimas vitórias Minis seguidas tinham criado algumas esperanças para os bebedores de cerveja sem copo, e esta derrota serviu como o fim do sonho Mini do milagre do Campeonato.

A 4 jornadas do fim do campeonato, o Xelxia leva 18 pontos de avanço sobre o segundo classificado.

Parabéns portanto ao Xelxia, pela vitória de 17-7, da qual o Nuno Dias irá ainda postar uma crónica (conforme prometeu), e pela conquista do primeiro campeonato da sua história.

XELXIA CAMPEÃO RAPAKECA 2007!!!!

quarta-feira, maio 16, 2007

Marcadores: Jornada 31

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Depois de algum tempo sem estar actualizada, a tabela semanal de Marcadores aqui está de novo. O tempo para se dedicar à construção da tabela é algum ainda, e infelizmente ainda ninguém vende tempo, excepto em Time-Share, mas apenas em apartamentos, ninguém me vende as horas 25 e 26 do dia, o que é pena.

Na tabela de marcadores, que está obviamente muito diferente desde a ultima jornada (já foi na 24), há grandes alterações, sendo a mais óbvia, a escalada do Ricardo Queiroz até ao 3º lugar, ex-aqueo em número de golos com o João Silva, também por culpa de ausência deste ultimo em alguns jogos.

A diferença dos segundos para o Amado, está também menor, sendo já inferior a 10 golos, prometendo luta acérrima até ao fim pelo titulo de melhor marcador Rapa-Keca.

Um grande confronto também, está a ser a luta pelo 4º lugar, com Malcolm e Guns empatados com o outsider "Capitão", que em princípio baixará desse estatuto com o reforço dos dois Xelxianos na tentativa de ataque ao pódio.

Um pouco mais abaixo, o Pedro e o Eurico continuam a escalada em busca de melhores posições e do eventual top5 na competição.

Podem confirmar aqui a tabela:

#

Jogadores :

Jogos:

Golos:

Equipa:

Amado

27

62

Minis

João Silva

25

53

Xelxia

Ricardo Queiroz

31

53

Ambos

Pedro "Capitão"

15

48

Ambos

Hugo "Guns"

27

48

Xelxia

Malcolm Malveiro

27

48

Xelxia

Pedro "Casal"

23

38

Xelxia

Rui Bota

11

35

Minis

Eurico Ferreira

27

30

Xelxia

10º

"Dudu" Silva

11

29

Minis



Mais uma vez, por manifesta falta de tempo minha, não posso publicar a tabela completa de Marcadores, sendo que prometo que brevemente o farei, por forma a confirmar as alterações que têm ocorrido na parte de trás, onde cada golo garante subida de vários lugares na tabela.

terça-feira, maio 15, 2007

Jogo 31: Xelxia 8 Minis 14

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Pela primeira vez esta época, o Minis consegue a terceira vitória consecutiva. Parece que afinal a pressão para recuperar o titulo que aparentemente lhe está a fugir das mãos tem resultado e como o Minis tem que ganhar todos os jogos até ao fim, está pelo menos a tentar esse "milagre".

O Xelxia, apesar de jogar de novo com toda a equipa, o que é sempre de saudar, não anda com invenções, nem precisa, para conseguirem ter a equipa sempre a postos e pronta para lutar pelo titulo, teve mais um jogo positivo, onde apenas se deixou mais uma vez enredar no fim do jogo em problemas fisicos.

Desde que começou o calor, o Xelxia só tem perdido, e parece um pouquito desanimado, mas a prometer virar tudo para a semana, aliás, nem estão muito preocupados, têm cinco jogos para serem campeões, para o que lhes basta apenas um empate.

O jogo começou vivo, numa toada forte, mas com problemas na constituição da equipa Mini, onde, como apenas dispunham de quatro elementos por atraso de dois substitutos de ultima hora (apenas compareceram dois titulares), tiveram que incorporar o elemento mais forte do Xelxia nas suas fileiras, o Nuno Dias, que mostrou que está sub-aproveitado na sua equipa.

Nos primeiros dois toques na bola, o Nuno Dias Mini, consegue desmarcar o Nuno Tiago, que em ambas as situações, marca golo. 2-0 ao fim de poucos minutos, o SLM assumia as despesas do jogo e o Dias começava a ser criticado pelo publico na bancada (AKA Mónica), o que levou a que se relaxasse um pouco defensivamente.

Resposta rápida Xelxiana e reviravolta completa no marcador para os 4-2, até que se restabeleceu o equilibrio nas equipas, com a chegada do Paulo e do Rafael para os desfalcados da cerveja.

O jogo permaneceu equilibrado, com ambas as equipas a marcarem e a não deixarem fugir o conjunto adversário, com contra-ataques de parte a parte, seguidos de jogadas estudadas, golos bonitos e batatas de sorte, até um meio de jogo com um muito equilibrado 6-6. A partir daí, o Xelxia, como nos ultimo jogos pareceu dar mostras de cansaço, apesar de continuar a rodar bem, assim como uma das causa do insucesso poderá ter sido o facto de o Minis acertar na defesa baixa, defendendo apenas a partir do meio campo.

Foi a melhor altura do jogo, com bastante equilibrio e um período largo sem golos, apenas desbloqueados por uma jogada Mini, que relançou o encontrou com um belissimo golo onde todos os elementos menos o substituto (claro) tocaram na bola.

A partir daí, o jogo começou a dar só Minis, tirando uma pequena excepção já no final, com o resultado em 12-7, em que depois de 3 ou 4 lances de desconcentração o Xelxia marcou 3 golos seguidos, mas que acabou naturalmente com a vitória dos Minis, terceira seguida, e ainda na luta pelo titulo, quando aqui há 15 dias parecia que estava tudo perdido.

A análise individual:

Xelxia São Brás:
Dias (Pata de Chumbo) – Excelente inicio de jogo pelos Minis, mas depois mal se viu pelo Xelxia. Um pouco apagado neste jogo, onde se deixou ultrapassar muitas vezes e não conseguiu fazer a diferença na baliza também.
Nota: 6

João(Ronaldo de Vigo) – Muito bom, como sempre a receber a bola e a virar-se rapidamente para tabelinhas rápidas ou remates perigosos. Algum desleixo defensivo.
Nota: 7

Pedro (Fusso solitário) – Algo debilitado fisicamente, com menos força do que o costume. Bom defensivamente mas algo desconcentrado em alguns lances, e muito individualista no ataque.
Nota: 6

Eurico (Redes de Bolas com creme) – Ao contrário da semana passada, desta vez não foi o melhor marcador. Perdeu muitas bolas no ataque e complicou um pouco alguns lances. Rijinho na defesa, como sempre !
Nota: 6

Malcolm (Resmungas) – O exemplo da raça Xelxiana, a levar o esforço até onde pode, não conseguiu estar no melhor nível a que já nos habituou. Alguns lapsos defensivos a comprometerem.
Nota:7

Hugo “Guns” (Coordenador técnico) – Ele tenta, tenta, mas a bola nem sempre chega lá em condições. Muito desapoiado no ataque devido a algum pressão “positiva” Mini.
Nota: 6


SL.Minis:
Nuno Tiago (Boneca de Redes) -
Voltou depois de ter faltado o primeiro jogo esta época, e aparentemente voltou ainda em melhor forma. Não se poupa a nenhuma corrida e mais uma vez fez o gosto ao pé (2x)
Nota:7

Gonçalo (Meiguices)- Não compareceu, apesar de querer, alguns imperativos de ordem social impediram-no. Ao menos desta vez faltou pelo verdadeiro espirito Mini: estava no meio de uma bojeca.
Nota: 0

Hugo (Perna de Pau)- Assim como o Gonçalo, estava a ajudá-lo a acabar a cerveja!
Não pode ir jogar, obviamente...
Nota: 0

Ricardo (El Gordo)- Está terrível, ganhou uma mania estranha, a de que aguenta o jogo todo a correr para trás e para a frente, e é vê-lo, tão depressa a cortar lances na defesa, como logo a seguir a ir conclui-los lá na frente.
Nota: 8

Amado (Deitadinho) – Ficou lá na Terrinha, a mamar vinho verde.
Mais um com espirito Mini.
Nota: 0

Pedro Beny (Lentinho) – O Meiguices e o Perna de Pau precisavam de ajuda e quem bebe Minis não gosta de as beber sozinhos. O Beny teve que ajudar...
Nota:0

Teixeira (Reviengas) – Um jogo excelente, em que não só conseguiu não se agarrar à bola em demasia, libertando-a quase sempre na hora certa como foi impecável no desarme defensivo e na partida rápida para o contra-ataque.
Nota:8

Duarte (Da men) – Mais um jogo impecável, apenas com a ressalva de ao contrário do Teixeira ainda querer muitas vezes fazer tudo sozinho, o que resultou em algumas perdas de bola que resultaram em lances perigosos e golos Xelxianos. Técnica subtil e impecável, disponibilidade máxima.
Nota:7

Paulo – Um reforço de ultima hora, com alguma dificulade fisica em acompanhar o jogo todo, foi obrigado a ficar na baliza algum tempo, mas com uma técnica e clarividência excepcionais, a merecer novas chamadas ao sintéctico da Falagueira.
Nota:7

Rafael – Não sobe muito senão quando sabe que está seguro, excelente na defesa, a compensar fisicamente o que lhe falta em técnica. Grande sentido de desmarcação, a colocar bolas nos sitios e nas horas exactas, sempre por trás da defesa.
Nota:7

Jogo 30: Xelxia 9 Minis 14

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

E depois de começarem os Minis habituaram-se às vitórias. Neste jogo disputado no passado dia 6 de Maio, no Pavilhão da Falagueira, tem que se destacar o regresso aos muitos golos (23), num unico jogo, onde o equilibrio foi nota dominante, apesar de o resultado o não demonstrar.

Durante cerca de 40 a 45 minutos do jogo, as duas equipas não se afastaram no marcador mais do ue dois golos, até que chegou a um ponto onde a força nas canetas decidiria tudo.

O S.L. Minis, justo vencedor da partida, a jogar pela 29ª vez esta época com a equipa incompleta (algo que apenas demonstra a regularidade impressionante desta equipa... ao contrário: em 30 jogos a equipa principal do Minis apenas se juntou por uma vez em campo! Impressionante!), a equipa do Minis, com maior poder fisico na parte final do encontro, levou de vencida o Xelxia que jogou com alguns jogadores nitidamente cansads e em sub-rendimento nesta ponta final, também devido provavelmente à excelente época efectuada este ano.


O Minis jogou com Ricardo Queiroz (3 golos), Hugo Lopes (1 tiro cruzado), Amado (melhor marcador dos Minis neste jogo, com 4 batatas), Duarte (3 misseis) e Teixeira (3 boladas certeiras). Faltaram nos Minis neste jogo, o Nuno Tiago, que não avisou, e foi multado, oGonçalo Ameida e o Pedro Beny, que avisaram mas que infelizmente não podiam dar a sua contribuição.

Pelo Xelxia jogou a equipa completa, sem faltas, com o João Silva (3 golaços, apesar de ter chegado um pouco tarde), o Eurico (anda intratável, 4 lá dentro, melhor marcador Xelxiano), Pedro Casal (1 chouricito) e Malcolm (também só um pontapézito certeiro). Ficaram a seco o Guns e o Nuno Dias.