segunda-feira, dezembro 19, 2005

Jogo 13: Xelxia 11 - Minis 0


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Pois é meus amigos, nem tudo o que brilha é ouro, nem tudo o que parece o é, e como diz o povo... até à lavagem dos cestos é vindima.Ontem à noite mais uma lição de futebol foi dada dentro das quatro linhas, e tal como na 1ª vez em que os Minis menosprezaram a equipa adversária não aprenderam nada, acabaram ontem por ter um castigo ainda mais duro tendo o Xelxia lhes demonstrado que o futebol joga-se dentro das 4 linhas e não nas palavras que são ditas durante a semana.
Ontem as equipas apresentaram-se em campo, como habitual com os objectivos bem deliniados, que eram os S.L. Minis receber o caneco de campeões de Inverno e o Xelxia pelo menos acabar a 1ª parte do campeonato de cabeça erguida igualando o campeonato com os mesmos pontos que o lider da altura. No entanto as coisas assim não se verificaram, com o Xelxia a efectuar uma reviravolta no mercado e a 'roubar' uma contractação de Inverno ao rival apresentando em campo o Pedro que fez valer a sua mestria e mais valia no contributo do resultado obtido.

O jogo em si não teve muita história a não ser o pleno domínio do Xelxia dentro das 4 linhas, os Minis nunca conseguiram realizar um ataque em condições digno de seu nome... só algumas tentativas individuais e alguns remates de longe trouxeram perigo para as redes contrárias. Durante os 60m de jogo limitaram-se a ver uma unica equipa a jogar o Xelxia que acabou por destabilizar as tendênciosas estatísticas realizadas anteriormente, deixando a humilhante derrota imposta aos S.L.Minis de 11-0 falar por si...
Desta forma o Xelxia acaba a 1ª parte do campeonato, exactamente como começou o mesmo... como a melhor equipa, e roubando o caneco de Inverno aos Minis relegando-os para o último lugar da classificação.

Xelxia:
Dias: Este homem apresentou-se ontem em campo mesmo engripado, mas com o espirito de dever a cumprir e com a mente de que sacrifícios devem ser feitos para quem veste a camisola do Xelxia.
Apesar de não ter feito um grande jogo, não andou longe do habitual. Não é um maradona, nem um matador com muitos outros se entitulam... mas pelo menos quando entra em campo faz o que sabe e pelos vistos vai resultando.Teve um momento infeliz travando a bola com a mão ainda perto do ínicio do jogo, mas que nem essa oportunidade foi aproveitada pelos Minis para chegar ao 3-1. Por outro lado foi se esforçando na defesa a roubar a bola ao adversário por algumas vezes, mesmo que fosse preciso rastejar pelo chão. Do outro lado do campo serviu mais de uma vez colegas de equipa com passes certos para golo.

Guns: O Guns ontem fez um bom jogo, tendo se mostrado de uma outra forma jogando na frente um pouco ao estilo do João (de costas para a baliza) sempre à espera da recepção da bola e efectuando então um drible ou um passe imediato a desmarcar um colega de equipa.Teve alguns momentos de génio com passes de calcanhar e outros bonitos, e numa jogada linda de triangulação deixou a bola certinha nos pés do Pedro (Cabra) para a finalização do 2º golo da equipa. Por outro lado conseguiu algumas boas desmarcações, em que uma das quais apanhou o redes adversário fora da zona dos postes rubricando um belo golo. Na defesa ainda poderá melhorar, sendo que algumas vezes se perde na marcação à zona.
Jorge: O Jorge serviu algo de lebre ontem, tendo praticamente corrido o campo todo na 1ª parte do jogo em que se deixou cansar bastante tendo por isso de abandonar o campo uma vez por dificulades físicas. No entanto no 2º meio tempo de jogo, mostrou-se diferente tentando segurar a bola no ataque à procura de colegas de equipa a quem passar a bola, sem seguir em frente em direcção à baliza à procura da sua sorte. Tentou a sua vez em um ou outro remate, que nem sempre tiveram a melhor direcção... até que num ataque em que recebe a bola na esquerda isolado não desperdiça a oportunidade e fulmina as redes adversárias, conseguindo quebrar o enguiço de não marcar à ex-equipa.
João: Este homem ontem mostrou-se um pilar na defesa, com marcações cerradas, roubos de bola, intercepções, etc... No ataque conseguiu criar espaços, passou bolas desmarcando colegas e tendo por companhia uma outra dupla de qualidade (Os Pedros), foram poucas as vezes que desperdiçou a vantagem númerica acabando por rubricar 2 golos. Por outro lado não fosse a boa exibição do redes adversário no final do jogo, a sua contagem pessoal teria sido bem mais dilatada.

Pedro: A diferença tem um nome... Pedro. O Xelxia deve grande parte do resultado que teve ontem ao jogo que o Pedro produziu em campo, e muito bem foi feita esta contratação de inverno para substituir o engripado Malcolm.Mostrou-se um importante pilar na defesa, interceptando muitas bolas do ataque dos Minis, e colocando a bola rapidamente em colegas para o ataque.Junto com o Pedro (Cabra) e com João, realizou uma tripla demolidora que fez o marcador mexer muitas vezes para o lado do Xelxia.O 1º golo do jogo foi de sua autoria, com um dos seus remates cruzados característicos que levam fogo, durante o resto do jogo... juntou mais 3 para marcar com distinção o ínicio da sua contagem junto do Xelxia.

Pedro (Cabra): Mais uma peça importante no jogo da equipa de ontem, partiu mais para o ataque deixando a defesa mais a cargo do Dias, Pedro e João. Driblou muito a defesa contrária criando muitos espaços para os colegas, tentou várias vezes a sua sorte e conseguiu juntar mais 3 golos à sua contagem pessoal. O Pedro mete em jogo toda a sua vontande, sendo por vezes algo duro na disputa de bola. Ontem numa das marcações cerradas que fez ao Lucho deixou-o pior que estragado, tendo ambos de abandonar o jogo por lesão. Tal como o João começa a roer os calcanhares do melhor marcador do campeonato.

Minis:
Nuno Tiago: Este homem ontem bem tentou correr pelas laterais de forma a arranjar espaços para os colegas em várias alturas do jogo, mas nem mesmo os seus remates cruzados de longe resultaram da melhor forma. Os passes também não foram certos, sendo que muitos deles chegaram a ser interceptados pela defesa adversária. Esteve bem melhor na baliza onde se mostrou ao seu melhor nível e o melhor que alguma vez teve. Graças a ele nos últimos 10/15m o resultado não teve outra dimensão.No entanto acho que a boneca ontem deve ter sido doada para alguma instituição de solidariedade no Lesoto agora pelo Natal está à porta de forma a fugir da vergonha e do descalabro que foi a sua equipa ontem à noite.

Dudu: O Lucho ontem não foi um Luxo... mas sim um Lixo, as suas palavras durante a semana cairam em saco routo e o que produziu em campo foi nulo. Nem a única real oportunidade que os S.L.Minis tiveram de golo (o penalty) ele conseguiu aproveitar. Remates ao lado, remates por cima, nada surtiu efeito. A frustação do avolumar do resultado apoderou-se dele e a jogar mais com o coração do que com a cabeça, perdeu-se em algumas fintas que prontamente foram interceptadas pela defesa adversária. Por outro lado ainda conseguiu passes a desmarcar os colegas de equipa como habitual, mas que não deram grande resultado. Sofreu perto do fim uma falta dura numa disputa de bola com o Pedro.

Gonçalo: Um dos homens mais incoformados dos Minis ontem. Ele bem tentou andar nos dribles pelo meio da defesa adversária e tentou alguns remates mas sem resultado. Mais perto do final com a frustação do resultado, tentou fazer sozinho o que em conjunto com os colegas não conseguiu fazer durante os quase 50m precedentes.
Amado: O pépe rápido ontem esteve muito apagado, muito por culpa da defesa adversária e alguma por culpa dele próprio, perdas de bola, falta de controle da bola, até chegou a se atrapalhar sozinho. Conseguiu fazer alguns remates durante o jogo, todos sem efeito... uns bastante ao lado, outros aos postes.Este jogador com uma defesa adversária bem oleada pela frente, não tendo espaços no ataque não consegue produzir metade do habitual.
Hugo: O Hugo ontem fez o seu jogo normal, algo mais discreto até do que o habitual. No entanto não compremeteu na troca de bola com os colegas ao atacar, não arrisca no drible tentando sempre colocar a bola no pé de um colega de equipa antes que a defesa adversária lhe caia em cima. Tentou por algumas vezes subir pelas linhas e criar algum espaço, mas os remates sairam sempre frouxos e sem grande direcção.Teve uma ou duas oportunidades junto da baliza que não conseguiu aproveitar da melhor forma. Teve um despique quase durante todo o jogo tentando marcar as subidas do Jorge pelas laterais o que nem sempre tiveram efeito.

Ricardo: O Coyote ontem não se viu, mostrando-se uma máquina amorfa sem qualidades para fazer a diferença, como já por algumas vezes conseguiu fazer dentro de campo. Não cobrou ninguêm em condições, nem o papá-leguas o viu junto dele o jogo todo... e os prometidos roubos de bola ficaram esquecidos, ou na realidade... não foram conseguidos.
Ainda acertou uns quantos passes para os colegas no ataque, mas as iniciativas individuais pelas laterais também tiveram resultado 0.Este é mais um exemplo que cão que ladra não morde!!

Até parece que ainda os oiço... ióióióió...

Bom Natal e Feliz Ano Novo!!

12 comentários:

Anónimo disse...

18 de Dezembro de 2005 fez-se história no Pavilhão da Falagueira!
Xelxia!Xelxia!Xelxia!

Anónimo disse...

Ninguêm para o Xelxia... ninguêm para o Xelxia... olé.. hoooo...

Ricardo disse...

Parabéns pelo resultado histórico. A crónica está porreirinha, embora continue a achar que precisas de lentes mais graduadas para te aperceberes realmente do que se passa dentro de campo, Dias. Parabéns ao Xelxia, pelo primeiro grande triunfo no campeonato RAPAKECA.

Xelxia São Brás
Campeões Inverno 2005

Hugo7 disse...

está um boa cronica, mas acho que tu Dias fizeste uma boa exibição. as fotos tb não estão más. enfim uma grande noite e inesquecível.

Anónimo disse...

Parabéns,
Fizeram um jogo mto bom e merecerama vitória e o campeonato do Inverno!

Anónimo disse...

Não Murdaz... tu é que precisas de começar a jogar de óculos, para veres o que se passa realmente e para ver se consegues fazer melhor do que tens feito... :OP

xXx disse...

A crónica é a coisa do costume... Não vai ao cerne da questão... Para além da subvalorização que o Dias faz das suas próprias exibições, escusa-se a fazer a análise conjuntural da envolvente do jogo do passado fim de semana...
Há dois factores que contribuiram para este resultado: A formação do Xelxia ficou extremamente valorizada com a inclusão do Pedro, que contrabalançou um Malcolm que nos últimos tempos tem estado em subrendimento; O facto de os Minis não jogarem em equipa - não há um fio de jogo, não há entreajuda, não há espírito de equipa.

Enquanto assim for, os resultados dos minis serão sempre um somatório de inspirações individuais, que, no caso do jogo passado, deram zero.

Depois, outro factor, tem a ver com a preparação psico-mental dos jogadores, que numa situação de desvantagem do marcador ficam-se pouco a cagar, não conseguindo encontrar no seu interior forças e descernimento para ultrapassar.

Portanto, parabéns a nós todos por fazermos estes jogos, por termos este espaço para discutir, e desejos de boas festas (pelo corpo todo) e boas entradas em 2006.

Nuno

Ricardo disse...

Festas boas pelo corpo todo?
Andas nas massagistas?
Conheces tailandesas?
Eu digo mais para 2006: Boas entradas e boas saidas e boas entradas e boas saidas e boas entradas e boas saidas...

Ricardo disse...

Quanto a ti, meu Papa-Léguas a Dias, a culpa até nem é tua, porque não podes avaliar objectivamente cada jogador como ele realmente esteve em campo. Isso só seria possível estando de fora a ver cada jogada e o resultado de cada lance, o que obviamente é impossível. Poderias era no meio da parcialidade que demonstras critica após critica, tentar não bater sempre nos mesmos, que na realidade ao estarem a jogar, estão a contribuir com o melhor que têm e sabem para o resultado global da equipa, mesmo que esse resultado não seja conseguido. Se não conseguires perceber o que disse, podes sempre consultar um dicionário, de resto, apenas tenho duas palavrinhas e um chavão para ti:
Feliz Natal e vai ver se encontras um coyote que te apanhe por trás, que parece que estás a precisar...

Anónimo disse...

Bater nos mesmos é que dá pica... Um bom Natal para ti também Coyote!! eheheh

E claro um Bom Natal para todos os outros igualmente.

Anónimo disse...

Aproveitem o espirito de natal e façam as "pazes".

Dá beijinho dá!

Anónimo disse...

ainda não acredito, 11 a 0.!!!Foda-se.Hugo7