quarta-feira, dezembro 21, 2005

Feliz Natal e Bom Ano 2006!




Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

O blog do Rapa-Keca, bem como as equipas do Xelxia e do S.L.Minis pretendem através deste meio desejar um Feliz Natal e um bom Ano de 2006 a todos os visitantes deste espaço de partilha e de opinião. Aproveitamos para desejar a todos os jogadores, claques de ambas equipas,responsável do pavilhão,equipas que de 15 em 15 dias nos fazem atrasar os jogos,amigos, amigas, os mais sinceros votos de um Bom Natal e um Próspero Ano Novo.
XELXIA- MINIS para alêm de um eterno despique, uma amizade!!!!

terça-feira, dezembro 20, 2005

Records e Estatísticas (2)

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

O que é justo é justo, e se a semana passada na tabela dos recordes o Minis aparecia destacado na frente, com o resultado históricamente escandaloso de Domingo, tudo virou do avesso...

Ora, e mais uma vez, para haver um record é preciso que hajam estatísticas. E nós, como todos sabem, temo-las. Depois de todos os jogos, com a preciosa colaboração do Instituto de Estatística da Liga Amadora de Futsal (Ricardo Queiroz e Hugo "Guns"), todos os momentos à volta, durante e no jogo, ficam registados.

Para exemplo, no total de 13 jogos disputados do campeonato de Inverno há factos que merecem ser actualizados, que se referem apenas ao jogo jogado, como o sejam o número de golos, de vitórias, mais golos, mais vitórias seguidas, que mostram quem realmente é a melhor equipa e a que se superioriza às restantes.

Cá estão os 10 exemplos do costume:
1 - Mais golos num jogo: Minis, 11 golos, em duas ocasiões, e Xelxia, numa.
2 - Mais golos marcados: Xelxia, 96 golos
3 - Mais vitórias: Minis e Xelxia, 5 vitórias cada
4 - Vitória por maior diferença de golos, Xelxia, por 11 golos (11-0)
5 - Maior série de vitórias: 2 vitórias seguidas, duas vezes, para cada uma das equipas
6 - Mais jogos sem perder: Minis, 5 jogos, 4 vitórias e um empate
7 - Melhor marcador: Amado, das Minis, com 32 golos
8 - Jogadores com mais jogos: 3, todos das Minis: Hugo, Queiroz e Nuno Tiago, com 13.
9 - Jogador mais vezes melhor marcador do jogo: Amado, das Minis, com 7 vezes
10 - Equipa com melhor espirito de entre-ajuda, mais organizada, com o melhor plantel, mais companheirismo, com menos vedetas e mais provável à vitória final: Xelxia São Brás.

Ora, isto continuam a ser apenas números, como todos de vós sabem, mas a história é feita de pequenos grandes factos e essa mesma história é quem glorifica os melhores, os campeões, os maiores, os invencíveis, etc, etc,etc! Parece-me que no Domingo passado, no ultimo jogo da temporada de Inverno, foi feita história, e sempre que o Xelxia estiver na mó de baixo, para calar todos os restantes, basta apenas dizer: ONZE SECOS, para tudo se calar...

Parabéns ao Xelxia!

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Jogo 13: Xelxia 11 - Minis 0


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Pois é meus amigos, nem tudo o que brilha é ouro, nem tudo o que parece o é, e como diz o povo... até à lavagem dos cestos é vindima.Ontem à noite mais uma lição de futebol foi dada dentro das quatro linhas, e tal como na 1ª vez em que os Minis menosprezaram a equipa adversária não aprenderam nada, acabaram ontem por ter um castigo ainda mais duro tendo o Xelxia lhes demonstrado que o futebol joga-se dentro das 4 linhas e não nas palavras que são ditas durante a semana.
Ontem as equipas apresentaram-se em campo, como habitual com os objectivos bem deliniados, que eram os S.L. Minis receber o caneco de campeões de Inverno e o Xelxia pelo menos acabar a 1ª parte do campeonato de cabeça erguida igualando o campeonato com os mesmos pontos que o lider da altura. No entanto as coisas assim não se verificaram, com o Xelxia a efectuar uma reviravolta no mercado e a 'roubar' uma contractação de Inverno ao rival apresentando em campo o Pedro que fez valer a sua mestria e mais valia no contributo do resultado obtido.

O jogo em si não teve muita história a não ser o pleno domínio do Xelxia dentro das 4 linhas, os Minis nunca conseguiram realizar um ataque em condições digno de seu nome... só algumas tentativas individuais e alguns remates de longe trouxeram perigo para as redes contrárias. Durante os 60m de jogo limitaram-se a ver uma unica equipa a jogar o Xelxia que acabou por destabilizar as tendênciosas estatísticas realizadas anteriormente, deixando a humilhante derrota imposta aos S.L.Minis de 11-0 falar por si...
Desta forma o Xelxia acaba a 1ª parte do campeonato, exactamente como começou o mesmo... como a melhor equipa, e roubando o caneco de Inverno aos Minis relegando-os para o último lugar da classificação.

Xelxia:
Dias: Este homem apresentou-se ontem em campo mesmo engripado, mas com o espirito de dever a cumprir e com a mente de que sacrifícios devem ser feitos para quem veste a camisola do Xelxia.
Apesar de não ter feito um grande jogo, não andou longe do habitual. Não é um maradona, nem um matador com muitos outros se entitulam... mas pelo menos quando entra em campo faz o que sabe e pelos vistos vai resultando.Teve um momento infeliz travando a bola com a mão ainda perto do ínicio do jogo, mas que nem essa oportunidade foi aproveitada pelos Minis para chegar ao 3-1. Por outro lado foi se esforçando na defesa a roubar a bola ao adversário por algumas vezes, mesmo que fosse preciso rastejar pelo chão. Do outro lado do campo serviu mais de uma vez colegas de equipa com passes certos para golo.

Guns: O Guns ontem fez um bom jogo, tendo se mostrado de uma outra forma jogando na frente um pouco ao estilo do João (de costas para a baliza) sempre à espera da recepção da bola e efectuando então um drible ou um passe imediato a desmarcar um colega de equipa.Teve alguns momentos de génio com passes de calcanhar e outros bonitos, e numa jogada linda de triangulação deixou a bola certinha nos pés do Pedro (Cabra) para a finalização do 2º golo da equipa. Por outro lado conseguiu algumas boas desmarcações, em que uma das quais apanhou o redes adversário fora da zona dos postes rubricando um belo golo. Na defesa ainda poderá melhorar, sendo que algumas vezes se perde na marcação à zona.
Jorge: O Jorge serviu algo de lebre ontem, tendo praticamente corrido o campo todo na 1ª parte do jogo em que se deixou cansar bastante tendo por isso de abandonar o campo uma vez por dificulades físicas. No entanto no 2º meio tempo de jogo, mostrou-se diferente tentando segurar a bola no ataque à procura de colegas de equipa a quem passar a bola, sem seguir em frente em direcção à baliza à procura da sua sorte. Tentou a sua vez em um ou outro remate, que nem sempre tiveram a melhor direcção... até que num ataque em que recebe a bola na esquerda isolado não desperdiça a oportunidade e fulmina as redes adversárias, conseguindo quebrar o enguiço de não marcar à ex-equipa.
João: Este homem ontem mostrou-se um pilar na defesa, com marcações cerradas, roubos de bola, intercepções, etc... No ataque conseguiu criar espaços, passou bolas desmarcando colegas e tendo por companhia uma outra dupla de qualidade (Os Pedros), foram poucas as vezes que desperdiçou a vantagem númerica acabando por rubricar 2 golos. Por outro lado não fosse a boa exibição do redes adversário no final do jogo, a sua contagem pessoal teria sido bem mais dilatada.

Pedro: A diferença tem um nome... Pedro. O Xelxia deve grande parte do resultado que teve ontem ao jogo que o Pedro produziu em campo, e muito bem foi feita esta contratação de inverno para substituir o engripado Malcolm.Mostrou-se um importante pilar na defesa, interceptando muitas bolas do ataque dos Minis, e colocando a bola rapidamente em colegas para o ataque.Junto com o Pedro (Cabra) e com João, realizou uma tripla demolidora que fez o marcador mexer muitas vezes para o lado do Xelxia.O 1º golo do jogo foi de sua autoria, com um dos seus remates cruzados característicos que levam fogo, durante o resto do jogo... juntou mais 3 para marcar com distinção o ínicio da sua contagem junto do Xelxia.

Pedro (Cabra): Mais uma peça importante no jogo da equipa de ontem, partiu mais para o ataque deixando a defesa mais a cargo do Dias, Pedro e João. Driblou muito a defesa contrária criando muitos espaços para os colegas, tentou várias vezes a sua sorte e conseguiu juntar mais 3 golos à sua contagem pessoal. O Pedro mete em jogo toda a sua vontande, sendo por vezes algo duro na disputa de bola. Ontem numa das marcações cerradas que fez ao Lucho deixou-o pior que estragado, tendo ambos de abandonar o jogo por lesão. Tal como o João começa a roer os calcanhares do melhor marcador do campeonato.

Minis:
Nuno Tiago: Este homem ontem bem tentou correr pelas laterais de forma a arranjar espaços para os colegas em várias alturas do jogo, mas nem mesmo os seus remates cruzados de longe resultaram da melhor forma. Os passes também não foram certos, sendo que muitos deles chegaram a ser interceptados pela defesa adversária. Esteve bem melhor na baliza onde se mostrou ao seu melhor nível e o melhor que alguma vez teve. Graças a ele nos últimos 10/15m o resultado não teve outra dimensão.No entanto acho que a boneca ontem deve ter sido doada para alguma instituição de solidariedade no Lesoto agora pelo Natal está à porta de forma a fugir da vergonha e do descalabro que foi a sua equipa ontem à noite.

Dudu: O Lucho ontem não foi um Luxo... mas sim um Lixo, as suas palavras durante a semana cairam em saco routo e o que produziu em campo foi nulo. Nem a única real oportunidade que os S.L.Minis tiveram de golo (o penalty) ele conseguiu aproveitar. Remates ao lado, remates por cima, nada surtiu efeito. A frustação do avolumar do resultado apoderou-se dele e a jogar mais com o coração do que com a cabeça, perdeu-se em algumas fintas que prontamente foram interceptadas pela defesa adversária. Por outro lado ainda conseguiu passes a desmarcar os colegas de equipa como habitual, mas que não deram grande resultado. Sofreu perto do fim uma falta dura numa disputa de bola com o Pedro.

Gonçalo: Um dos homens mais incoformados dos Minis ontem. Ele bem tentou andar nos dribles pelo meio da defesa adversária e tentou alguns remates mas sem resultado. Mais perto do final com a frustação do resultado, tentou fazer sozinho o que em conjunto com os colegas não conseguiu fazer durante os quase 50m precedentes.
Amado: O pépe rápido ontem esteve muito apagado, muito por culpa da defesa adversária e alguma por culpa dele próprio, perdas de bola, falta de controle da bola, até chegou a se atrapalhar sozinho. Conseguiu fazer alguns remates durante o jogo, todos sem efeito... uns bastante ao lado, outros aos postes.Este jogador com uma defesa adversária bem oleada pela frente, não tendo espaços no ataque não consegue produzir metade do habitual.
Hugo: O Hugo ontem fez o seu jogo normal, algo mais discreto até do que o habitual. No entanto não compremeteu na troca de bola com os colegas ao atacar, não arrisca no drible tentando sempre colocar a bola no pé de um colega de equipa antes que a defesa adversária lhe caia em cima. Tentou por algumas vezes subir pelas linhas e criar algum espaço, mas os remates sairam sempre frouxos e sem grande direcção.Teve uma ou duas oportunidades junto da baliza que não conseguiu aproveitar da melhor forma. Teve um despique quase durante todo o jogo tentando marcar as subidas do Jorge pelas laterais o que nem sempre tiveram efeito.

Ricardo: O Coyote ontem não se viu, mostrando-se uma máquina amorfa sem qualidades para fazer a diferença, como já por algumas vezes conseguiu fazer dentro de campo. Não cobrou ninguêm em condições, nem o papá-leguas o viu junto dele o jogo todo... e os prometidos roubos de bola ficaram esquecidos, ou na realidade... não foram conseguidos.
Ainda acertou uns quantos passes para os colegas no ataque, mas as iniciativas individuais pelas laterais também tiveram resultado 0.Este é mais um exemplo que cão que ladra não morde!!

Até parece que ainda os oiço... ióióióió...

Bom Natal e Feliz Ano Novo!!

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Marcadores (Jornada 12)

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Cá está de novo a listagem completa com todos os marcadores de golos.

Muitos golos como se gosta, com mais um marcador a entrar, o Belo, e muitas mudanças na frente, com o Pedro a intrometer-se na luta pela liderança, que continua a ser ocupada, obviamente por um jogador das Minis, o Ricardo Amado. Confirmem:

# Jogadores:Jogos:Golos:Equipa:
Amado1132Minis
João Silva1021Xelxia
Pedro "Kabra"1118Xelxia
Hugo "Guns"0916Xelxia
Nuno Tiago1216Minis
Malcolm Malveiro 1015Xelxia
"Dudu" Silva0914Minis
Ricardo Queiroz1212Minis
Pedro0407Minis
10ºNuno Dias1007Xelxia
11ºJorge Fragoso0603Volante
12ºGonçalo Almeida0703Minis
13ºHugo Lopes1203Minis
14ºBelo0102Xelxia
15ºEurico0702Xelxia
16ºHernâni0101Minis
17ºPastel0301 Xelxia

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Records e Estatísticas

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Ora então aí pelos comentários asneirentos desta malta, ouvi aí alguém falar em records...

Ora, para haver um record é preciso que hajam estatísticas. E nós temo-las. Depois de todos os jogos, com a preciosa colaboração do Instituto de Estatística da Liga Amadora de Futsal, todos os momentos à volta, durante e no jogo, ficam registados.

Para exemplo, no total de 12 jogos disputados até ao momento dou-vos o grito mais comum quando há falta:
- Fod#$%sse, 145 vezes
- Falta fod#$%sse, 83 vezes
- Falta, 18 vezes
- Ai, Fod#$%sse, 4 vezes
- Aiaiai, 3 vezes
- Aiai, 2 vezes
- Ai, Fod#$%sse, o meu joelho, 1 vez (quando o Ricardo Gonçalo se magoou).

A reacção normal ao grito de falta também é registada, sendo que geralmente passa por:
- Falta é o Car#$%lho, 203 vezes
- Falta aonde?, 167 vezes
- Deves ‘tar a gozar, 82 vezes
- É sempre a mesma Merda, não nos podemos encostar à menina, 46 vezes
etc, etc...

Seguindo em frente nas Estatísticas há depois aquelas mais curriqueiras, como:
- número de vezes que começamos a jogar a horas: 0 vezes.
- número de vezes em que estão todos a horas para começar a jogar: 1 (foi no primeiro jogo, recordam-se?)
- número de meses em que o dinheiro foi pago por todos a tempo: 0 vezes
- número de vezes que o Queiroz diz que têm que pagar: 568 vezes, por semana.

Há alguns factos também que se referem apenas ao jogo, como o sejam o número de golos, de vitórias, mais golos, mais vitórias seguidas, etc. Cá estão apenas 10 exemplos:
1 - Mais golos num jogo: Minis, 11 golos, em duas ocasiões.
2 - Mais golos marcados: Minis, 93 golos
3 - Mais vitórias: Minis, 5 vitórias
4 - Vitória por maior diferença de golos, Minis, por 6 golos, em 2 ocasiões (11-5 e 10-4)
5 - Maior série de vitórias: 2 vitórias seguidas, duas vezes, para cada uma das equipas
6 - Mais jogos sem perder: Minis, 5 jogos, 4 vitórias e um empate
7 - Melhor marcador: Amado, das Minis, com 32 golos
8 - Jogadores com mais jogos: 3, todos das Minis: Hugo, Queiroz e Nuno Tiago
9 - Jogador mais vezes melhor marcador do jogo: Amado, das Minis, com 7 vezes
10 - Futebol mais bonito (apreciação objectiva do senhor do pavilhão): Minis.

Ora, isto são apenas números, como sabem, mas a história é feita destes pequenos grandes factos e essa mesma história é quem glorifica os melhores, os campeões, os maiores, os invencíveis, etc, etc,etc!

Parece-me que Domingo, ultimo jogo da temporada de Inverno, vai ser de festa rija, não se esqueçam que a nossa máxima é o desportivismo, e que curtimos brincar todos juntos. Partam a loiça, mas é só nos comentários (No jogo partam pernas)...

Até Domingo, e não se esqueçam: ultimo jogo do mês, dia de pagamento de cotas!

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Jogo 12: Xelxia 5 - Minis 5

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Parece que ninguém se queixou dos meus comentários, pelo que vou tentar fazer pior (It is i, Murdaz).O Dias não quer voltar a pegar na manteiga e a esfregar-se para fazer a crónica, pelo que pego eu na manteiga e vou começar a chutar em todas as direcções.

No fundo vou tentar ser tão critico com as pessoas, como elas são comigo.
Foi um jogo bastante desequilibrado, apenas empatado pela falta de pontaria dos atacantes do Minis.

Equilibrado ao princípio (teve de começar 0 a 0), começou a desenhar-se uma goleada com o futebol rendilhado de primeiro toque bastante técnico das Minis, nunca completamente travado pelo Xelxia, a não ser na excelente prestação do Redes Eurico. 3-0 aos 10 minutos, que se aguentou até aos 35, mais ou menos. O marcador foi mexendo, 3-1,3-2, 4-2 e depois um ligeiro adomecimento do Minis, com dois golos de fifias do Queiroz e do Hugo (A sorte dos bichos nunca acaba). Excelente jogada do Pedro, também com sorte à mistura a colocar o Xelxia pela primeira vez em vantagem e a reacção do Minis a dar apenas para o empate, apesar das 3 ou 4 perdidas no fim do jogo. A análise individual explica tudo bem melhor:

Xelxia São Brás:
- Malcolm: Anda notoriamente cansado. O facto de ser muitas vezes o unico que defende, não ajuda. O facto de os colegas de equipa serem envergonhados e se esconderem atrás dos defesas quando no ataque também não ajuda nada. O SL Minis agradece o desespero e os pontapés para fora.
- Jorge: O Volante só vira com os Minis. No Xelxia falta-lhe gás. Ele é muito voluntarioso, e nunca diz que não aos lances, mas se me conseguirem explicar como conseguem que quase metade dos lances de ataque tenham de começar no Jorge, notoriamente o menos talentoso da equipa, eu agradecia. Nota máxima pelo esforço.
- Guns: Valeu a falta, pela vitória do benfica. Deve ter sabido bem, apesar de não ter sido grande jogo. Continuo a dizer que sou cada vez mais adepto das Minis, depois do Benfica e depois do Estrela da Amadora. Se os jogadores de Futebol se esforçassem metade do que nós fazemos ao Domingo à noite, o futebol era bem mais bonito.
- Eurico: Estou farto deste gajo na baliza. Para a semana vai ser para o biqueiro ao boneco! Depois de quatro ou cinco vais começar a desviar-te Que mania de ser desmancha-prazeres, que golos tão bonitos em jogadas tão brilhantes que evitaste ao Minis. Só não são goleados nas ultimas semanas por causa de defesas impossíveis, bolas nos postes, mãos de Deus, etc.
- Pedro: è bruto e chega. Está definido. Não abranda o ritmo nunca, empurra, dá chegas pa lá, joga mais com os braços e as ancas que com os pés. E tem mais sorte que o Amado, as bolas dele têm que entrar sempre na baliza. Se jogasse nas Minis, em vez de marcar 3 golos, tinha atirado uma na barra, uma no poste e na outra o guarda-redes teria defendido com a ponta da unha quase a ultrapassar a linha de golo.
- João Silva: Foi queimado o jogo todo pela defesa superior e mais qualificada das Minis e pelos maus passes dos colegas. Não lhe deram uma nesga de espaço, e não teve força nem classe suficientes para se afirmar como goleador (ficou em branco).
- Nuno Dias: Joga mais com a boca que com os pés. Tomou consciência que tem menos 20/30 kilos que a maioria dos jogadores, e começou a dedicar-se às corridas tipo papa-léguas ou beep-beep. Adoro ser o coyote dele e cortar-lhe a bola no ultimo instante (quando consigo, que é quase sempre).

Sport Lisboa e Minis:
- Nuno Tiago: Pareceu mais motivado neste ultimo jogo. Continua a dar o óptimo apoio à defesa, e ao mesmo tempo, neste jogo tentou integrar-se mais no ataque, o que resultou, quando conseguimos executar bem, em 5 ou 6 lances muitos vistosos ao primeiro toque, muito bem desenhados, e que resultaram alguns em golos de belo efeito, outros em defesas espectaculares, e ainda mais alguns em perdidas inacreditáveis.
- Ricardo Queiroz: Falhou na concretização, o que é suficiente para continuar a ser xingado pelos colegas de equipa. Esteve mais atinado na defesa, como todos, acho eu, sabe bem ver um contra-ataque ser anulado logo por 2/3 jogdores dos Minis em pressão. Fez algumas defesas vistosas na baliza, onde pensava conseguir safar-se sem sofrer golos, mas um canto traiçoeiro, muito forte, cobrado pelo Beep-Beep Dias lixou-lhe a folha de serviço.
- Dudu Silva: É pena estar lesionado, e não conseguir correr muito, nem rematar em condições. Notou-se a lesão em alguns lances que seriam naturalmente dele se tivesse a corrida normal. Distribui bem jogo, com uma óptima visão de lince, e quando voltar à forma, aí sim, estou convencido, o Xelxia vai começar a levar na pá todas as semanas.
- Hugo Lopes: Mais resguardado na defesa, mas sem se envergonhar de subir e ajudar no ataque, muito voluntarioso, como sempre, precisa só, de um pouco de mais movimento em acções atacantes. É a trio com o Nuno Tiago e o Queiroz, a base totalista dos Minis e do Torneio, em todos os jogos disputados até ao momento.
- Gonçalo: Com a garra do costume, com mais cabeça e menos criticas, o jogo correu-lhe muito melhor. Sempre presente em todos os bons momentos da equipa, pode ser o jogador extraordinário que promete ser, se conseguir imprimir mais movimento, como o Hugo, ao seu jogo atacante. A melhorar sempre de jogo para jogo.
- Amado: Cada vez mais jogador de equipa. Não deixa de atirar as suas batatas, mas começou a participar para o colectivo, quer com óptimas desmarcações no ataque, como com um excelente apoio defensivo de primeira linha, já quase nunca se esquecendo de acompanhar o jogador que marca. Ainda vão acontecendo umas trocas esquisitas de marcações a meio das jogadas, mas com o tempo vamos lá!

Até para a semana... do vosso sempre querido:
Ricardo “El Murdaz” Queiroz

terça-feira, dezembro 06, 2005

Criticas individuais (Jogo 11)

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Ora esta semana, como o Dias se lesionou entre um copo de vinho e outro no jantar de quarta-feira passada (Isso com um avião passava-lhe), sou eu que escrevo a avaliação aos jogadores do ultimo jogo.

Tentei manter-me independente e ser justo, mas obviamente não consegui. O melhor jogador do torneio é o Queiroz, e a melhor equipa são as Minis.
(Repararam no ponto final, parágrafo?).

Aqui está a avaliação, injusta, porque as Minis jogaram muito melhor do que eu consegui descrever, e o Xelxia nem por isso (todos sabem a minha máxima, Xelxia Sucks).

Xelxia:
- Malcolm:
Admiro este gajo pela persistência em campo, umas vezes mais egoista, outras a dar jogo pós colegas falharem, outras a cagar-se pós lances defensivos, isto sim, é jogador para permitir ao SL Minis estar na posição em que está. Só não gosto de ser “coberto” (têm de confirmar que o cobrir está entre aspas, comigo coberturas só com gaijas), por ele, é uma melga, meu, não larga. Neste jogo não foi excepção, correu, jogou, fez jogar, levou umas pantufadas minhas, e do resto do pessoal, desta vez sem consequências de maior (ainda tou para saber como é que a semana passada forçou o Queiroz a admitir um penalti), mas apesar do “forcing” intenso que fez no fim do jogo, não conseguiu a vitória.
- Jorge: Também chamado de volante, já que umas vezes joga pelas Minis, outras pelo Xelxia, vai subindo de rendimento de jogo em jogo, mas nota-se que é no típico futebol de contra-ataque do Minis que ele se sente mais à vontade, prova disso, o ter ficado “seco” esta semana pelo Xelxia, e ainda na semana passada ter conseguido marcar duas “batatas” pelos Minis. Muito voluntarioso, como sempre, mas também muito bem coberto em quase todo o jogo, não conseguiu explorar a sua velocidade da melhor forma.
- Guns: Ele não joga mal, é mas é um bocado egoísta, às vezes, como um bom ponta-de-lança deve ser! Não conseguiu fazer melhor esta semana, devido à pressão alta efectuada pelos jogadores do Minis, o que não permitiu que recebesse a bola em condições muitas das vezes. Nota máxima no entanto para as fotografias e para os vídeos que envia ao pessoal, e de realçar que o é unico elemento além do Queiroz, a pertencer ao conselho de administração da SAD LAF (Sociedade Alcoólica Desportiva da Liga Amadora de Futsal), com os pelouros de imagem e comunicação, além das estatísticas dos golos. Só por isso merece nota máxima em todos os jogos.
- Eurico: Surgiu de novo na baliza, já não tanto pela lesão que tinha contraído anteriormente, mas simplesmente porque parece ter-lhe tomado o gosto. Atira-se pó chão, faz vôos para as câmaras, não se coibe de cair aos pés dos adversários, não vira a cara a nenhum remate. Se o Xelxia esta e noutras semanas anteriores, tem sofrido tão poucos golos, bem o deve ao Eurico, que às vezes é o ultimo estraga-prazeres das jogadas elegantes e bem construidas do futebol demolidor das Minis (Se te tens metido à frente no ultimo petardo que te atirei, bem que te queixavas, ha pois é).
- Pedro: Não sei o que dizer deste gajo. Corre, corre, joga, dribla, finta, faz jogar, desmarca, defende, salva, tudo, tudo. Peça nuclear do futebol musculado do Xelxia, passam por ele todas as iniciativas atacantes da equipa, e passa por ele a primeira barreira defensiva. Faz o papel que o ano passado o Malcolm com muita maestria protagonizava. O video que o Guns mandou por e-mail do jogo é elucidativo disso, ele ganha distâncias de meio campo, enquanto um gajo tenta simplesmente controlar a bola, impressionante! É bastante agressivo no “atacar” da bola, usando na margem das leis os cotovelos e muitas das vezes as ancas com demasiada firmeza, mas à parte disso, sem ele o Xelxia era goleado em todos os jogos.
- João Silva: A outra pérola do Xelxia, que só não se compara ao Pedro, por não ter tanta capacidade defensiva. Marca golos de muito belo efeito, e desmarca-se como ninguém dos adversários, sendo mesmo, a par com o Pedro, o mais dificil de “cobrir” do Xelxia. Cansa-se no entanto mais facilmente e não acompanha os lances da mesma forma na defesa, o que muitas das vezes proporciona os desequilibrios que os Minis aproveitam como ninguém (e desperdiçam também).

Sport Lisboa e Minis:
- Nuno Tiago:
Gosto muito de jogar com o Nuno Tiago, porque tem a mesma filosofia de jogo. Forte na defesa, muitas das vezes a jogar em antecipações rápidas, que quase sempre correm bem, impregna de confiança os camaradas das Minis em lances idênticos. Corre como se não houvesse amanhã, é quase sempre a primeira ajuda na defesa, e o esforço que lhe tem sido exigido aí, tem toldado os movimentos para o ataque, onde chegou a ser o melhor marcador das Minis. Falta-lhe algum apurar de remate, que ultimamente não lhe tem saido bem, mas quase nunca compromete.
- Ricardo Queirós: Que é que se pode dizer deste jovem talento nato do futebol? Há que lembrar que efectuou captações no Sporting, em juniores, e foi imediatamente dispensado do treino após ter permitido 3 golos em 2 minutos. Como todos sabemos a escola do Sporting não percebe nada disto! Apesar dos detractores, tanto da sua equipa, como do Xelxia, como do publico, do árbitro e por vezes até do senhor que guarda o pavilhão, este homem joga e faz jogar, os colegas e os adversários. Às vezes para espevitar o jogo (sim, quando aquilo tá morno e as Minis ganham por muitos), dá uma bola de borla na defesa para equilibrar as coisas. Em compensação, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, corre pá defesa, corre pó ataque, e etc (acho que já perceberam). Marcou o golo da tranquilidade das minis, deu 4 assistências ao Amado (2 concretizadas), 3 ao Pedro (1 concretizada), e mais um par delas a cada um dos colegas de equipa, libertou espaços, obrigou o João, o Pedro, o Malcolm, o Guns e o Jorge a fazerem as voltinhas do costume pelo meio campo de ataque, e foi sem dúvida nenhuma aquele que foi mais criticado. Acho que chega, é sem dúvida nenhuma o melhor presidente da LAF (não eleito), que alguma vez terão!
- Pedro: Acho que se ele jogar mais um ou dois jogos com as Minis, temos de lhe mudar o nome para Ronaldinho. Tem muito bom toque de bola, troca muito bem com todos os colegas, procura muito bem os espaços, e julgo que a jogar com as Minis, tem melhorado em muito o seu sentido táctico defensivo. Eu até achava que ele não jogava tanto como o Dudu, mas depois daquele enorme golo de pontapé de moinho, depois dum canto, sem hipóteses para o guarda-redes, ele merece qualquer cognome. Joga, faz jogar e corre muito, sempre com muita vontade de ajudar. Excelente, nota máxima para o melhor jogador de Domingo.
- Hugo Lopes: Não dá para contar todos os cortes que este homem faz. Todas as bolas que ele recupera, todas as vezes que não deixa os lances tornarem-se mais perigosos. Tem um excelente sentido de posicionamento na defesa, e apenas o João Silva por vezes ainda lhe mete confusão a defender. De resto, papa quase todos! Nas subidas para o ataque, tenta fazer rápido, mas ainda lhe falta “algo”. Frustra-se demasiado em muitos lances em que adivinho o que ele pensou, mas em que não consegue concretizar da melhor forma. Excelente, como todos os jogadores esta semana das Minis.
- Gonçalo: Joga com muita personalidade, e está prestes a chegar ao melhor nível que já atingiu em muitos jogos. Força por vezes o drible em demasia, não se dando conta que depois critica os colegas por tentarem às vezes fazer o mesmo. Perde bolas como os outros perdem, ganha muitos lances como os outros ganham, mas falta-lhe correr mais na frente. Estar parado no mesmo sítio no ataque a pedir a bola não é sempre a melhor politica, como muita gente já aprendeu a duras penas. Tem alguns lances em que esteve sozinho e em que não lhe passaram a bola, mas isso nas Minis acontece muito, se o passe não tem um grau de dificuldade, pelo menos médio, não vale a pena ser feito (O Queiroz e o Amado também tiveram muitas situações dessas, e nem por isso ficaram chateados). Mais uns sprints para a frente e para trás, mais duas semanas sem interrupções e o Gonçalo volta ao seu melhor.
- Amado: Se é lance de baliza aberta, o Amado não marca. Golo que é golo tem de ter expectativa, dificuldade acrescida, e se se torna fácil, não vale a pena. Marcou 2, mas falhou mais umas 5 ou 6, que talvez pudessem dar outra expressão ao jogo. Nota-se que de tanto levar na cabeça, vai começando a passar mais bolas, até porque ninguém o ameaça como melhor marcador, né? Não rendeu tanto no ataque, tenho a sensação que talvez por ter acompanhado melhor a defesa, sendo porventura essa a chave da vitória esta semana para as Minis. Jogaram finalmente em bloco, como uma equipa a sério, libertaram-se de preconceitos e começaram a jogar contra o Xelxia, em vez de contra si próprios. O Amado, se lhe disserem para marcar de rabo, porque é dificil, ele marca. È matador...

Até para a semana... Ricardo “El Murdaz” Queiroz

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Jogo 11: Xelxia 5 - Minis 7


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...
Esta semana por imposição do balneário cabe-me a mim escrever umas coisas sobre o jogo do passado domingo dia 4/12/2005.O nosso cronista habitual encontra-se lesionado e está a recuperar da lesão num spa no sul de Itália.
Após mais um jantar de natal onde maior parte dos jogadores participaram na noite anterior e ainda a fazer o rescaldo do jantar do futebol as equipas do Xelxia e do S.L.Minis juntaram-se mais uma vez para o seu jogo semanal na Pav. da Esc. Sec da Falagueira.
Ambas as equipas estavam motivadas para que o jogo não terminasse empatado como na semana anterior,daí propocionaram um bom espectáculo de futebol atacante.
O Xelxia começou melhor com 2 golos sem resposta nos primeiros 15 minutos, mas as Minis não se deixaram abater e conseguiram virar o resultado para 5-2.
Após esta fantástica recuperação o Xelxia ainda conseguiu chegar ao 5-5 mas nos ultimos 5( penso eu que estava um pouco com dor de cabeça e não me lembro) minutos a equipa do S.L.Minis com uma defesa muito sólida e um ataque cirugico marcou os 2 golos que marcaram a diferença neste encontro bem disputado.
Com este resultado o S.L.Minis consegui aumentar a diferença pontual para 3 pontos, mas a luta pelo primeiro lugar continua em aberto.
Não perca o próximo episódio da 1ª companhia ups!! do Xelxia- S.L.Minis aqui no canal 49!!!

domingo, dezembro 04, 2005

1º Jantar RAPAKECA: Xelxia & Minis


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Realizou-se no passado dia 30 de Novembro o 1º jantar de confraternização do blog da Rapa-Keca. Este jantar contou com os jogadores das equipas do Xelxia e do S.L.Minis e com amigos próximos que se juntaram nesta festa.
Esta primeira iniciativa foi um sucesso, foi um jantar bastante animado,onde a boa diposição de todos os jogadores foi uma constante.
Durante o jantar foram recordados os melhores momentos de futebol do torneio e feitos vários brindes ás equipas.
Ficamos todos a aguardar pelo próximo jantar, mas até lá podem ver as fotos no site:http://spaces.msn.com/members/fotoshugo7/