terça-feira, novembro 08, 2005

Jogo 7: Xelxia 7 - Minis 8


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Na 7ª jornada o 'sistema' começou a fazer-se sentir... apesar de muitos tentarem atirar areia para os olhos com histórias de 'apitos dourados', o que é certo é que coisas estranhas cada vez mais acontecem... golos inventados quando não foram estabelecidas regras para tal (apesar de ser implicito que no FUTSAL, apesar de já não ser futebol de 5, só podem jogar 5 jogadores de cada vez), golos defendidos dentro da baliza... etc.. etc... (embora este último não tenha sido no nosso campeonato, mas serve para fazer número... adiante...)

Mais uma vez a plateia fez-se sentir no pavilhão, com o devido apoio ao Xelxia como é habitual que apesar dos recentes resultados menos positivos não têm impedido a presença das mesmas, e desta feita a presença de um fotógrafo de serviço talvez em busca de algum craque para uma equipa estrangeira...

O jogo de ontem à noite mostrou-se dos mais equilibrados que temos tido nos últimos tempos, e talvez por isso o resultado final fosse mais justo se houvesse uma divisão de pontos para as duas equipas. De qualquer das formas os 8-7 finais dão à equipa das Minis uma vantagem preciosa de 4 pontos no campeonato, em que depois de um início de época menos bom, a partir da 3ª jornada os S.L.Minis têm-se mostrado superiores.

O Xelxia esteve ontem mais certo ao defender, embora não tivesse conseguido fazer mais milagres para além dos que fez o guarda-redes de recurso Eurico que assumiu o lugar entre os postes depois de sofrer um toque sozinho (provavelmente tropeçou nalgum tufo de relva mais alto) na grande-área adversária na disputa de um lance, e que na baliza resolveu grande parte das bolas que levavam selo de golo. Por outro lado a equipa no ataque voltou a falhar inúmeras vezes em lances decisivos.

Quanto aos S.L.Minis mais uma vez estiveram bem em todo o aspecto geral, só falhando na altura em que ficavam descurados na defesa em oportunidades de contra-ataque da equipa adversária. De ressalvar igualmente que o pé apurado do ponta-de-lança Amado voltou a fazer estragos na baliza contrária.Por outro lado mais uma vez a equipa não pode contar com o contributo do Gonçalo Almeida, que desta vez por motivos da falecimento de familiar não marcou presença. De todos os colegas de equipa e adversários os mais sinceros pêsames pela sua perda!!
A devida análise:

Xelxia São Brás:
- Eurico: Teve pouco tempo para mostrar alguma evolução do seu futebol, e pelo pouco que mostrou na defesa há aspectos a melhorar. Depois de se ter alijado sozinho num lance de ataque, foi remetido para a baliza onde ai mostrou ser um elemento providêncial para equipa, onde se mostrou bastante confiante tendo safado grande parte dos remates com marca de golo.
- Malcolm: Já foi referido aqui várias vezes, mas a calma ao atacar de frente para a baliza em várias ocasiões torna o Malcolm egoísta, procurando sempre o remate quando chega a ter 2 colegas isolados. Neste jogo no entanto, como habitualmente faz, trabalha bem no transporte de jogo da equipa, e consegue resolver vários lances no 1 para 1. Na defesa não esteve tão constante como costuma, falhando a marcação por algumas vezes (como também é apanágio da equipa).
- Dias: Rubricou ontem mais uma boa exibição, tentando de vez ganhar a confiança que lhe falta e não falhar tanto como aconteceu em encontros anteriores, nos passes e no transporte de jogo da equipa para o ataque.Não esteve mal de todo na defesa, onde por inúmeras vezes roubou lances de ataque adversário. Na baliza sofreu um dos primeiros golos da equipa onde poderia e deveria ter feito melhor se se tivesse feito à bola com mais confiança. Acabou o jogo com uma falta dura sobre o ponta-de-lança adversário Amado, que merecia cartão vermelho, expulsão e quiçá suspensão por vários jogos, senão a irradiação da LFA - Liga de Futsal Amadora.
- Guns: Bem melhor que a semana passada, revelou um melhor controle de bola e tentou várias vezes suplantar o adversário no 1 para 1. Fez novamente o gosto ao pé e a sua contagem não pára todos os fins de semana, embora não com tanta regularidade como seria preferível.
- Pedro: Mais uma vez tentou a sua sorte no ataque, com alguns atrapalhanços pelo meio e algumas tentativas de remate em que a maior parte encontrou desvios pela frente por parte da equipa adversária. Esteve melhor a defender, roubando inúmeras bolas do ataque contrário.
- João: Voltou uma vez mais para dar o seu importante contributo à equipa. Tornou-se um elemento fundamental no ataque em que por mais de uma vez encheu as redes adversárias de vida. Bem no controle de bola, jogando característicamente de costas para a baliza. Na defesa também não compremeteu.

Não convocados:
- R.Gonçalo (por lesão)

Sport Lisboa e Minis:
- Nuno Tiago: Novamente um golo para adicionar à sua contagem, sendo que esteve mais longe das triangulações da equipa ao atacar, preferindo manter-se à defesa. De qualquer das formas quando atacava nem sempre conseguiu com sucesso meter a bola nos pés dos colegas de equipa. Notou-se por mais de uma vez que sem a sua presença na defesa em ocasiões de contra-ataque adversário, a consistência da equipa ao defender não é a mesma. Não cumpriu a promessa de sarrafada no adepto do Inter...
- Ricardo Queiroz: Poucos pontos de realce no jogo desta semana, falhou bastante na marcação ao defender e no ataque não se mostrou tão certo como noutros jogos. Teve talvez uma marcação mais cuidada depois das inúmeras vezes que têm criado perigo e conseguido concretizar jogadas de golo da sua equipa em encontros anteriores.
- Dudu: Não foi o seu melhor jogo da época, embora não tivesse compremetido muito na defesa. No ataque sofreu vários roubos de bola e nas vezes que tentou concretizar remates encontrou quase sempre o inspiradíssimo guarda-redes do Chelchia pela frente. No entanto o ultimo golo saiu dos seus pés depois de vários ressaltos para dar a vitória da sua equipa no encontro nos derradeiros segundos de jogo, e só não é considerado o golo da jornada devido ao tento apontado pelo seu colega de equipa Hugo.
- Hugo Lopes: A evolução do Hugo continua a fazer-se notar, embora ontem tenha rubricado um jogo um pouco idêntico ao anterior, com alguns falhanços pelo meio mas sem comprometer muito nas alturas devidas. Sente-se cada vez melhor ao atacar e sacou ontem um potente remate cruzado que lhe valeu no meu ver o golo da jornada, sem qualquer hipótese para o guarda-redes adversário. Acabou por ser um golo de raiva depois de poucos minutos antes ter ficado algo frustado com uma perda de bola.
- Pedro: Mais apagado que a semana passada, talvez porque tinha nas pernas muitos minutos de jogo realizados durante a semana. No entanto mostrou muito trabalho ao atacar e conseguiu um golo de bom efeito num remate cruzado. Esteve mais perdulário nas triangulações com os colegas.
- Amado: O 'pepe rápido' voltou a encher as redes adversárias, começa-se a caracterizar como o ligeirinho das Minis, aparece e resolve os lances perdidos para dentro da baliza. Esteve bem também a defender efectuando como sempre uma pressão forte nos jogadores adversários, conseguindo por algumas vezes o roubo de bola. Sofreu um falta dura já no final do encontro pelo Dias, mas sem resultados de maior.

Não convocados:
- Gonçalo (motivos pessoais)

Até para a semana...
Nuno Dias

22 comentários:

Anónimo disse...

Bem... estou a ver que mais vale assinares Ricardo Queiroz no final da Crónica, pois são tantas as alterações ao original.

Que eu saiba tb, quando existem 2 bolas dentro do campo de jogo, o mesmo é imediatamente parado para resolver a situação.

Agora uns podem demorar 'colhões' de tempo para mudar um jogador, mas os outros porque mudam na altura de um ataque contrário e em que o adversário aproveita-se desse facto para tomar alguma vantagem, implementa-se um regra que dá golo... é bonito!!

Ahhh.. é verdade o resultado tenho quase a certeza que foi 6-7 e não 7-8 como foi alterado.

Viva a ditadura!!

Anónimo disse...

Eu axo que o golo sofrido pela presença do Malcolm em campo é justa, da mesma forma que a mão na bola como anti-jogo tb o é.
O problema não é a substituição em si, mas o facto do Pedro estar na cara do guarda redes se o Malcolm não tivesse aparecido do nada, o que eu considero um anti-jogo. Sofrer só falta seria punição leve, assim como o anti-jogo da mão na bola tb o era, por isso mesmo mudamos a regra. Se quiserem igualar o resultado estamos na boa. Mas para a semana vamos ter um jogador sempre na linha e sempre que vcs atacarem ele entra em campo. Boa?????

Ricardo disse...

Mas ninguém inventou regra nenhuma, isto custa a compreender, a unica aplicação que se deu, foi que em vez de livre directo, se aplicou um golo de penalização!!!
Não se pode estar em campo com 6 jogadores ao mesmo tempo. Custa perceber isto?
A maioria de alterações efectuadas às crónicas do Dias, são de Português, e de incorrecções relativamente a golos ou a jogadas que o Dias porventura não viu a 2 metros de distância, como todos os outros...

Ricardo disse...

O resultado foi 8-7, uma vez que estava 7-5 pouco antes do final, o Xelxia empatou 7-7, e o ultimo golo deu a vantagem de 8-7.
Os golos apresentados pelo Guns mostram também essa verdade, 7 golos pó Xelxia e 8 pó Minis...
Vais dizer que quem está de fora a marcar tracinhos aos golos também se enganou?

Hugo7 disse...

confirmo o sesultado de 8-7 com o ultimo golo a ser marcado no ultimo minuto por parte das Minis.
Não discutam, isto é só para o pessoal se divertir. não levam isto tão a sério.O quq interessa é dar uns toques na bola. É por isso que digo para se ter cuidado com as entradas nos jogos para ninguem se aleijar.Diversão e convivio é o mais importante.

Anónimo disse...

Ninguêm inventou regra nenhuma... então decidirem que é golo na 1ª ocasião que acontece uma situação destas é o quê?
Para a mão na bola combinou-se apartir do momento que surgiu a 1ª situação... e dai para a frente seguiu-se a regra.
É tão difícil perceber isso??

Então se é assim começa-se a inventar regras à toa... que tal quando vocês demoram mais do poucos segundos (que devia ser habitual) a trocar jogadores, marcar-se um livre directo contra vocês. Gostam... acham justo??

Com a vossa maneira de pensar, quer-me a parecer que no futebol por exemplo não devia haver penaltys, um jogador que sofra uma falta na grande-área tinha intenção e estava bem posicionado para o golo,... por isso é golo e ponto final, penalty para quê a intenção estava lá.
É mesmo assim tão difícil de perceber isso??

Anónimo disse...

Eu não preciso nem quero ganhar pontos na 'secretária', mas a vossa relutância em perceber as situações é de levar às gargalhadas... mas tudo bem vocês é que são os Maradonas, levem lá uns pozinhos. :OD

Anónimo disse...

Já agora Queiroz, chamas correcções a isto:

Original:...para tal, golos...

Correcção:...para tal (apesar de ser implicito que no FUTSAL, apesar de já não ser futebol de 5, só podem jogar 5 jogadores de cada vez),golos...

Original:...sofrer um toque na grande-área...

Correcção:...sofrer um toque sozinho (provavelmente tropeçou nalgum tufo de relva mais alto) na grande-área...

Original:...mais sinceros sentimentos pela sua perda...

Correcção:...mais sinceros pêsames pela sua perda...
(caso não saibas, vai ver o significado de sentimentos num dicionário de português)

Original:...merecia cartão.

Correcção:...merecia cartão vermelho, expulsão e quiçá suspensão por vários jogos, senão a irradiação da LFA - Liga de Futsal Amadora.

Beijinhos

Ricardo disse...

ò Dias, não me quero chatear contigo, nem com ninguém, mas já chateia.
Dá-me um endereço de mail, e adicionas tu os posts à tua vontade.
O Eurico caiu sozinho, quando se aleijou.
O vermelho era no gozo, se não sabes levar uma piada no gozo, deixamos de brincar.
Vai tu ver a diferença entre sentimentos e pêsames no dicionário:
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Ricardo disse...

Quanto ao lance do golo, se deveria ser livre directo ou marcação de grande penalidade, discutiam isso na altura.
É certo é que não podem jogar 6 ao mesmo tempo, que foi o que aconteceu, salvo erro o Kabra vai defender um homem, na nossa área, não sai do campo, e de fora, entra o Malcolm, para defender o nosso homem que ia isolado para a baliza.
Por mim tou-me a cagar, se decidirem todos que não deveria ser golo, decide-se e altera-se o resultado, mas isto não tem que ser discutido aqui, deveria ter sido discutido na altura. Sim senhor, houve infracção, é livre directo, com ou sem barreira, ou é penalti, ou é golo... Não vens chorar 3 dias depois a dizeres que foste roubado, discutes isso quando tens que discutir!!!!!!!

Anónimo disse...

Eu não me estou a chatear... aliás até me divirto com a situação e o vosso modo de reacção.

Em relação ao Eurico o toque que falo é uma expressão para dar algum ênfase ao texto, tal como a que utilizei na minha situação a semana passada quando mencionei uma falta barbara do Dudu sobre mim... que na realidade não aconteceu, já que eu é que choquei com a perna dele. Alteraste alguma coisa dessa vez??

Em relação ao discutir o lance, eu não estou a 'chorar' para alterarem seja o que for... apenas quero alertar para que situações do gênero não aconteçam, senão cada um é livre de decidir na altura o que quiser.
E não falo 3 dias depois, eu fui contra na altura e falei sobre a situação no final nos balneários... mas vocês claro ouvidos moucos fizeram.

Já agora o blog não é para discutir cenas sobre o nosso futebol, qual é o problema? Senão para que serve??...

Pêsames: expressão de sentimento...

Sentimentos: p.ex:... dor, tristeza

Ricardo disse...

Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Ricardo disse...

leva caneleiras no Domingo, Dias...
Vou marcar-te como o Paulinho Santos marcava o João Vieira Pinto!!!

Anónimo disse...

então não preciso de caneleiras... preciso é de fucinheiras!!

eheheh

Anónimo disse...

Gostei dessa!! Fucinheiras

Mto bom

Ricardo disse...

é melhor levares o equipamento de futebol americano...

Anónimo disse...

http://www.sofutsal.com/novo_sofutsal/regras.htm

Anónimo disse...

Regras de futsal brasileiro??? Quadra??? Quadra é quando um gajo diz qq coisa a rimar... tipo..

"Para mim tanto me faz
Se levas pela frente ou por trás..."

isto é uma quadra...

Anónimo disse...

comer na peida

Anónimo disse...

Cada um come por onde lhe dá mais prazer... Cada um sabe de si... (e Deus Nosso Senhor de nós todozzzz)

Ricardo disse...

hehehe
A fazer quadras és um mestre...
è pena que não jogues assim à bola!!!

xXx disse...

Quem é este h.ramos??? Quase de certeza que até nem tem nada para agarrar...

(isto aparece aki com cada um!!!)