sexta-feira, novembro 11, 2005

Alterações às Regras


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Após reunião ontem à noite do Comité Executivo da LAF - Liga Amadora de Futsal, que só terminou bem perto da madrugada de hoje, foram tomadas algumas decisões que visam alterar algumas regras do Torneio da SuperLiga RapaKeca.

A saber, e começando pelo princípio, há algumas situações que têm vindo a ser contestadas, e também algumas suspeições levantadas relativamente às equipas de arbitragens que têm orientado os jogos. Para obviar ao normal desenvolver do jogo, e para sanar eventuais conflitos de opiniões, nomeadamente nos comentários deste Blog, fica assim decidido que:

1) Não haverá qualquer falta ou qualquer tipo de infracção, por mais grave que seja, que dê golo imediato a qualquer umas das equipas.
2) Qualquer sanção a aplicar relativamente às chamadas "regras especiais", será sempre punível, isso sim, com uma Grande Penalidade.
3) São consideradas "regras especiais", as que incluem punição de infrações ao normal desenrolar do jogo e que são consideradas anti-jogo, a saber:
3.1) Mão na bola intencional, que corte jogada ou possível jogada de perigo, será punida, mesmo que fora da área, com o ponto 2)
3.2) Seis jogadores em campo, em que há influência na jogada, da parte do jogador que entra, é punida com o ponto 2)
3.3) Em lances de perigo, ou não (por exemplo, princípios de contra-ataque) , mas em que existam faltas grosseiras, como agarrões ou rasteiras, ou agressões, que impeçam o jogador com a bola de proseguir, será marcado livre directo na linha tracejada paralela à área, sem barreira.
4) As substituições passam a ser apenas possíveis quando o jogo esteja parado, o mais rápido possível, ou quando a bola esteja da posse de um dos guarda-redes. Deverá ser respeitado o direito de troca de jogadores, devendo o jogo estar interrompido até que a troca tenha sido processada.
5) A discussão dos lances polémicos deverá ser feita apenas pelos jogadores intervenientes e mais perto do mesmo, devendo os restantes absterem-se de olvidar opiniões.
6) Qualquer lance de dúvida, em que não se chegue a acordo relativamente ao desfecho do mesmo, deverá beneficiar a defesa.

São estas as novas regras, aprovadas pelo Comité Executivo da LAF, e que estão agora disponíveis para consulta e discussão. Digam de vossa justiça, porque ao contrário do que alguns anarquistas deste Blog dizem, isto não é uma tirania, todos são livres de expressarem a sua opinião, e todas as opiniões serão respeitadas e postas a voto no Conselho dos Jogadores, antes do jogo, no balneário.

Comentem, critiquem, aplaudam, digam de vossa justiça, só não se abstenham!

33 comentários:

Hugo7 disse...

por mim estou de acordo com a regras. mas agradeço ainda explicação pelo facto de as Minis teram 14 pontos com 4 vitórias e um empate.ainda não consegui perceber a regra explicada no mail.

Hugo7 disse...

já vi o mail e ja reparei que tinha sido engano de digitação na pontuação

Ricardo disse...

Hehehehe, gafes, gafes...

Anónimo disse...

Isto não é uma tirania? Então como foram aprovadas regras sem todos os intervenientes do campeonato estarem presentes para opinar sobre as mesmas??

"São estas as novas regras, aprovadas pelo Comité Executivo da LAF" ...O que é e quem faz parte do Comite Executivo da LAF? Quem foram os intervenientes nessas decisões??

Anónimo disse...

Por mim td bem.

Anónimo disse...

Acho bem as regras, embora não tenha lido, mas tudo bem....até porque eu também não jogo! Embora seja adepto do Xelxia,venho anunciar a minha simpatia por minis..não... refiro-me às novas Minis Boémia! É verdade! A Sagres resolveu lançar a Boémia em Minis! Maravilha! E como escorregam pelo gargalo! Já comprei um Pack! Um brinde a todos!

Ricardo disse...

Minis boémia deve ser muito bom...
Eras homem para levar um six pack pá equipa das Minis para comemorarmos a vitória no próximo Domingo, não eras Dudu?

Anónimo disse...

"5) A discussão dos lances polémicos deverá ser feita apenas pelos jogadores intervenientes e mais perto do mesmo, devendo os restantes absterem-se de olvidar opiniões."

Discordo!! Um lance de possível golo do Chelchia no passado Domingo não foi validado porque quem estava em cima da situação não teve a certeza de existir ou não golo... quem opinou foi o Hugo que se encontrava fora das 4 linhas bem longe do lance e que por acaso é jogador da equipa beneficiada.


"6) Qualquer lance de dúvida, em que não se chegue a acordo relativamente ao desfecho do mesmo, deverá beneficiar a defesa."

Não sei porquê... no futebol em lances de dúvida nos fora-de-jogo quem beneficia é quem ataca...

Ricardo disse...

Resposta ao caro anarquista Dias:
estiveram ontem reunidos, num hotel da Capital, o responsável pela LAF junto da Escola Mães D'Água, Dr. Ricardo Queiroz, o Tesoureiro do Torneio Rapa-Keca, o Eng. Ricardo Queiroz, o Roupeiro do SL Minis, o Sr. Ricardo Queiroz, o Presidente eleito para representar a SuperLiga RapaKeca, Almirante Ricardo Queiroz, e finalmente foi secretário redactor o Caro Murdaz, e foram testesmunhas de todo o processo o caro amigo Kru e o também conhecido fadista Ricardo Queiroz, que passava por lá na altura.
Conforme referido no post, aguardo as vossas critícas construtivas ao Post, e caso tenham objecções relativamente às 6 regras apresentadas, as exponham...
Obrigado!

Ricardo disse...

Resposta ao caro Dias anarquista(2):
O Hugo, na semana passada, estava no enfiamento da linha de fundo, e como tal, pode constatar melhor que todos, se a bola entrou ou não! Em todo o caso nem que tivesse sido o teu guarda-redes a dizer que era golo, isso foi a semana passada, e como não podemos voltar atrás no tempo, as regras obviamente só se aplicam a partir do próximo jogo, ok?
A unica regra que beneficia em ataque em caso de dúvida no futebol de 11, é mesmo a que tu mencionaste, a da lei de fora de jogo, todas as outras regras de caso de dúvida são bastante claras e segunda a International Board, deverão beneficiar sempre a defesa. Ora nós jogamos Futsal e não Futebol de 11, o que faz com que nada do que disseste se aplique. Além de que mencionar regras de fora de jogo em Futsal é perfeitamente ridiculo. Caso queiras, no entanto pomos em votação no Conselho de jogadores a alteração do texto dessa regra, devendo então o ataque ser o beneficiado, caso haja maioria de votação.

Anónimo disse...

Dudu?? Eh lá! Queres ver que eu namoro com a Simone e não sabia! Deve ser, deve...
Nada de confusões, que aqui o Edu é outro!
Visitem o meu blog deveserdeve.blogspot.com

Ricardo disse...

O Edu é o pastel?
Quem és tu?

Anónimo disse...

1)
Ficou provado que a tirania existe neste Blog!

2)
Pelos vistos então a regra 5 terá de ser mesmo alterada, pois nem todos os que estão por perto são donos da verdade.
Em relação à 6, há casos e casos por isso as decisões devem ser tomadas na altura como sempre foram.

Acho que temos passado bem sem estabelecer grandes regras, já a época passada se passou sem problemas. Desde que não se invente nada do 'pé para a mão' acho que não é preciso estabelecer regras extras...

Ricardo disse...

Para não se inventar nada do pé prá mão, é ké melhor ter coisas escritas e estabelecidas...
Até agora tiveste golos "inventados" do nada, sem bola a passar a linha de golo, com um gosto de injustiça no final!
A partir de agora tens golos na transformação de penaltis a punir "casos especiais". O que preferes?
PS: Tirania a sério era eu apagar-te os comentários, e n deixar tu exprimires as tuas opiniões livremente. Até agora já 4 jogadores confirmaram que aceitam a alteração às regras. Ainda só tu votaste contra. Vamos decidir-nos pela maioria, então...
Mais alguém é contra, por favor, diga!

Anónimo disse...

Já o ano passado passamos bem sem estabelecer regras, este ano deram em inventar regras num jogo simples que já tem as suas regras próprias. Enfim o que a maioria decidir... por mim está bom...

Tirania é alterar a seu belo prazer um texto redigido por terceiros!!

Anónimo disse...

Já agora... aqui o anarca, lembra que nem todos os intervenientes passam aqui pelo Forum. Pelo que podemos não ter mais votações até o ínicio do próximo jogo...

Anónimo disse...

Concordo com o ponto 4. Aliás já há mto tempo q os minis fazem isso. Só trocam de jogador qd o jogo está parado e por isso é q Às vezes demoramos um pouco a retomar o jogo.

No ponto 5 mandar bitaites ou n.eu vou meter-me qd me apetecer.É q essa é uma das partes q tem + graça nestes jogos :)

De resto as regras parecem-me bem.

Em relação aos outros pontos acho q são razoáveis.

Só n lembro de ter estado nessa reunião. Será q estava bêbado?~

Em relação ao golo da semana passada volto a afirmar q n foi golo, eu estava numa posição que me permitiu concluir sem dúvida alguma. E ai de quem duvidar da minha palavra. Faço-lhe uma lesão no ligamento cruzado interno, de seguida outra no menisco e se continuarem a duvidar da minha honestidade ainda racho-vos a rótula! :)

Mais um extra, parece que o nosso companheiro de bola, o Ric. Gonçalo tb arranjou um 31 no joelho. O médico disse-lhe q poderá ser uma lesão no ligamento cruzado interno(acho eu) mas que é necessário fazer uma ressonância magnética para confirmar. Mas ele hoje vai a outro médico ortopedista para ouvir outra opinião...

Ricardo disse...

De certeza que o outro médico vai dizer que com uns tintóis isso passa...
Continuo a dizer que metade destas lesões eram evitáveis com um aquecimento um cadito "mais a sério"!
Um gajo chega lá, é um herói, e começa logo a jogar como s não fosse nada, a lesão dele foi logo no princípio, assim tá provado...

xXx disse...

Por mim tudo bem com as regras, apenas com uma excepção:

- A substituição de jogadores deve acontecer com o jogo a decorrer. Por norma (ou pelo menos o que aprendei nos anos em q joguei futsal) uma equipa faz as suas substituições quando está em posse da bola, precisamente para não interferir com ataques adversários, e não estar ninguém à espera.
O problema aqui, e mais em concreto nos minis é só um: QUANDO É ALTURA DE SUBSTITUIR NUNCA É NINGUÉM A SAIR... É SEMPRE O GAJO QUE ESTÁ DE FORA QUE TEM DE PRESSIONAR PARA ENTRAR...

xXx disse...

Quando às faltas grosseiras e de anti-jogo:
- Nunca concordei muito com a história do golo directo. Acho que a marcação de um penalty é mais ajustado

Agora... O q são ou não faltas grosseiras e de anti-jogo?

xXx disse...

Só mais uma coisa... pequenina...

Eu também gosto de ganhar (não gosto de perder nem a feijões), mas o objectivo da coisa não é um grupo de amigos se ir divertir?
Divertir com os golos, as vitórias, mas também com os falhanços, com as azelhices, com a falta de força ou energia

Parece que toda a gente quer ser jogador de futebol profissional agora q estão quase a chegar aos 30!!!

Anónimo disse...

Nancy(q belo nome artistico),

Atenção q a malta está-se a divertir.Eu agora até gosto q venha o domingo.

Alguns de nós conhecem-se há mais tempo e isto faz tudo parte da nossa amizade.Andamos sempre no picanço uns com os outros mas tá sempre tudo numa boa.

Hugo7 disse...

EU SEMPRE DISSE QUE OBJECTIVO É DAR UNS TOQUES NA BOLA E DIVERTIR UM BOCADO.ISTO COM ESTE PROFISSIONALISMO TODO AINDA PERDE A PIADA!!

Ricardo disse...

O objectivo é diversão ponto
O facto de criar algumas regras é para não termos de parar o jogo em cada lance confuso ponto
Todos vão para se divertirem, acho eu, mas tem que se conciliar da melhor forma os vários feitios de cada um. Se tudo estiver estipulado à partida, há menos azo a discussões durante o jogo, acho eu, é a minha opinião, ninguém ker ser profissional, mas tem sido chato ter k estar a discutir cada lance, e os golos impostos porque é assim, etc.
O unico objectivo é podermos todos saber à partida o que acontece em cada situação...

Ricardo disse...

Sou chato em escrever estas merdas todas e em tentar pôr alguma ordem nos nossos jogos?
Se calhar sou mesmo chato, mas o k m disseram kdo me pediram (ou por outra, kuando me impuseram), para organizar a bola de novo, a razão principal k m evocaram foi mesmo essa, como eu sou o mais chato d todos, não desisto tão facilmente...

Anónimo disse...

Mas se n houver casos tb n tem graça.E deixam de haver as chamadas "bocas".
Percebo o q o Guns quer dizer.

Por exemplo se n fossem estes casos este site n iria ter quase 800 acessos em menos de 2 meses.

Estas "regras" são para malta orientar-se mas tb n é p tornar isto mto sério.

É q eu tenho de pagar para jogar..
Tb, digamos a verdade, quem é q no seu perfeito juizo pagaria-me para jogar :)

Ricardo disse...

Por outro lado, e como o Hugo diz, o fim de semana que começa à sexta à noite, tem como ponto alto o Domingo à noite, onde às vezes às 4 da tarde já começo a pensar: "possa, nunca mais chega a hora", mas o k tem acontecido ultimamente, apesar d m continuar a divertir, e especialmente no ultimo jogo, aconteceu-me isso, desmoralizei bué a meio do jogo, porke vi metade da malta a discutir com a outra metade se era golo ou não era, se tinha entrado ou não, se se pode fazer isto assim, ou akilo dakela maneira...
Se vamos todos para nos divertirmos, aceitamos algumas cenas do jogo à partida, até porke jogamos sem árbitro, obviamente, e a discussão dos lances tem de partir dum consenso entre todos...
Se vamos para andar a discutir uns com os outros, mais vale ir discutir os lances polémicos do Sporting, Benfica e Porto no café, em frente a umas minis...
(para os que estão a pensar: "este chato nunca mais se cala,vejam lá se pagam uma mini, calo-me por uma mini)!!!!!!!!!

Hugo7 disse...

aparece logo no enigma que pode ser que alguem pague alguma coisa

Ricardo disse...

Já me calei...

Anónimo disse...

Se isto é tudo uma diversão e não é suposto um gaijo se chatear.... porque é que de vez enquando alguns jogadores do S.L.Minis abandonam o jogo irritados com os colegas?
Porque foi o bate boca no último Domingo??

Eu sou mesmo irritante!! eheheh...

Já sei, já sei no fim de semana... umas caneleiras.

Estou como sempre estive, mas utilizando as palavras de outros... isto assim muito profissional perde a piada...

Até Domingo!!

Anónimo disse...

Não Dias, umas fucinheiras

xXx disse...

O importante é que com ou sem regras, com ou sem caneleiras/fucinheiras: OS MINIS VÃO ARRASAR MAIS UMA VEZ ESTE FDS!!!

Esséqué essa!!! (E mai nada)

Ricardo disse...

Atão pá, e a minha mini, cadê ela?
Mentirosos...