quinta-feira, novembro 24, 2005

Marcadores: 9ª Jornada

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Ora como os meus camaradas amigos podem confirmar na listagem em baixo, temos a listagem completa com todos os marcadores de golos.

Todos os jogadores já convocados, com excepção de um (o Alex, amigo do Dudu), já marcaram pelo menos uma vez, num total de 16 jogadores a marcarem golos.

Se a média da Liga Portuguesa de Futebol fosse igual à da SuperLiga RapaKeca, teriamos concerteza sempre todos os estádios cheios, uma vez que média de golos por jogo é de 15,1 golos, sendo que já se marcaram um total de 136 golos em 9 jogos. É obra.

Na tabela dos da frente, tirando o aumentar do avanço do Ricardo Amado, temos um empate técnico no 4º lugar, com 3 jogadores com 13 golos. O destaque da semana vai para a subida meteórica do Kabra, que com os seus 5 golos no ultimo jogo( tantos como em todos os anteriores), dobrou o seu "score" para 10 batatas.

Até agora, a contagem total de batatas, umas quentes, outras doces, vai assim:

# Jogadores:Jogos:Golos:Equipa:
Amado825Minis
João Silva917Xelxia
Hugo "Guns"815Xelxia
Malcolm Malveiro813Xelxia
Nuno Tiago913Minis
"Dudu" Silva 913Minis
Pedro Kabra810Xelxia
Ricardo Queiroz908Minis
Nuno Dias906Xelxia
10ºHugo Lopes903Minis
11ºGonçalo Almeida603Minis
12ºPedro203Xelxia
13ºHernâni101Minis
14ºJorge301Xelxia
14ºPastel301Xelxia
16ºEurico501Xelxia

terça-feira, novembro 22, 2005

Jogo 9: Xelxia 9- Minis 7

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Querem...querem... venham aqui ao blog ler a crónica, todas as semanas ao vosso dispor no rapa-keca.blogspot.com.
Mais um fim de semana mais uma jornada, a 9ª realizada no disputadíssimo campeonato rapa-keca, que desta feita trouxe mais uma vitória ao Chelchia por 9-7 alcançando assim o S.L.Minis a nível pontual com 13 pontos, embora ainda esteja no 2º lugar devido à diferença de 6 golos que se regista entre as equipas, com vantagem para os S.L.Minis.
O jogo realizou-se apesar do grande temporal que se registava na noite de Domingo passado, já que até à data o devido recente pavilhão não tem defeitos de fabrico e a chuva tem ficado sempre do lado de fora. Por outro lado, ontem teve ao dispor da organização um marcador electrónico que permitiu controlar os golos e o tempo de jogo a 100%.
As duas equipas apresentaram-se como habitualmente, embora desta feita o Chelchia se encontra-se desfalcado já que duas peças habituais da equipa falharam a convocatória o Guns e Malcolm, que foram substituidos pelo Jorge e pelo Pastel que desta feita não assumiu o lugar entre os postes, devido a limitação física doutro jogador o Eurico que preferiu ficar na baliza.
O jogo começou muito bem para o S.L.Minis que logo na 1ª jogada de ataque abriu o marcador num lance muito bem aproveitado como sempre pelo marcador de serviço da equipa dos Minis o Ricardo Amado, e talvez por isso eles tenham começado a menosprezar o adversário julgando que a jogo estaria muito facilitado para eles.
Nada mais errado, já que passado algum tempo o Chelchia acabou por empatar o jogo depois de ter aguentado a forte pressão atacante que se fazia sentir no seu meio-campo.
Depois disso com a entrada em campo do 6 jogador do Chelchia o Pedro Cabra, que até à altura só jogava com os 5 jogadores de campo as 2 equipas já ficaram mais equilibradas e ai o resultado foi sempre sofrendo alterações, tendo sempre o S.L.Minis a vantagem no marcador até perto dos 5m finais.
Nestes últimos 5m finais a reviravolta no marcador aconteceu, com a ajuda do pé quente do Pedro e assim o Chelchia assumiu o controle do jogo e chegou ao final com o resultado favorável de 9-7.Desta forma o campeonato volta a estar ao rubro, com 4 vitórias para cada lado e um empate, embora a vantagem ainda persista do lado dos S.L.Minis devido ao número de golos abtidos pelas equipas até agora. No entanto muito campeonato ainda há para disputar até se descobrir o campeão de Inverno.
Já agora, de mencionar que ontem a plateia pela 1ª vez no campeonato pautou-se pela presença conjunta de adeptas de ambas equipas, pelo que ontem não houve a tendência habitual de a plateia influenciar o resultado final.

Boa semana de trabalho e até Domingo. Siga a análise...

Chelchia:- Pastel: Novamente convocado pela equipa de forma a substituir o Guns, mas desta feita não assumindo o lugar entre os postes. Mostrou-se menos à vontade a jogar da grande-área para a frente, com falta de ritmo e controle de bola e ainda 'tocado' por um lance no fim de semana passado, poucas foram as hipoteses de mostrar algum futebol. Mesmo assim tentou não falhar muito (o que nem sempre conseguiu), e acabou mesmo por marcar um golo na 1ª vez que jogou pela equipa na frente.
- Jorge: Mais um jogador que voltou às 4 linhas de forma a substituir o ausente Malcolm. Não compremeteu e até fez um bom jogo, conseguindo por diversas vezes atrapalhar o ataque adversário ao defender. Demostra força e vontade de progredir no terreno, no entanto ainda lhe falta o controle de bola e o sentido de posicionamento no campo. Com mais uns jogos nas pernas e a evolução iria se começar a notar.
- Dias: Mais uma boa exibição deste jogador que tem demonstrado nos últimos jogos uma subida de forma e de rendimento. Mostra-se bastante combativo na tentativa de 'roubar' a bola ao adversário, que lhe valeu algumas reprimendas pelos adversários afectados. Voltou a fazer o gosto ao pé com mais 2 golos para a sua contagem.
- Eurico: Surgiu de novo na convocatória depois de ter faltado a semana passada, embora limitado devido a um entorce feito no pé há 15 dias atrás, assumiu o controle da baliza onde foi uma mais valia para a equipa. Só faltou alguma calma em diversas situações de contra-ataque do Chelchia, que na colocação da bola a mesma foi facilmente interceptada pela equipa adversária.
- Pedro: Fez um jogo muito bom e mais pela quantidade de golos conseguidos, que foram 5 e que muito contribuiram para o resultado da equipa. Chegou atrasado ao jogo e entrou numa altura em que os Minis tomavam a vantagem no marcador por 2-1, no entanto o seu contributo no ataque foi de realçar em que os dribles e as desmarcações tiveram um melhor resultado em comparação com jogos anteriores. Como anteriormente mostra-se bastante consistente ao defender e no roubo da bola ao adversário.
- João: Neste último jogo acabou mais por tomar conta das 'despesas' defensivas na 1ª parte dado que a equipa se encontrava desfalcada, do que o jogo de ataque que habitualmente pratica. No entanto voltou a ser a peça importante da equipa, contribuindo com desmarcações e lances de ataque da equipa. No final do jogo notou-se o cansaço inerente ao desgaste inicial em que se dividiu entre a defesa e o ataque, deixando mais os lances de ataque para o colega de equipa Pedro.
Sport Lisboa e Minis:- Nuno Tiago: A boneca tem se mostrado descontente com os últimos resultados da equipa, e talvez por isso tentou mais a sua sorte no ataque da sua equipa este fim de semana, tentado várias vezes a sua sorte nos remates que nem sempre tiveram a melhor direcção, tendo até falhado um golo de baliza aberta. Apesar das subidas no ataque a sua presença na defesa é constante e só em ocasiões de inferioridade númerica é que não consegue inviabilizar as intenções atacantes da equipa adversária.
- Ricardo Queirós: Tem tentado demonstrar algo mais em campo e tem-se demostrado descontente com as algumas decisões dos colegas de equipa que por muitas vezes teimam em não lhe passar a bola, em ocasiões que se encontra desmarcado. Conseguiu um golo de bom efeito não falhando em frente ao guarda-redes depois de uma boa arrancada. Na defesa encontra-se no meio termo, tanto faz uma boa marcação como deixa o adversário com espaço.
- Dudu: O mesmo Dudu de sempre, chega a ter 2 adversários de volta dele e mesmo assim consegue efectuar passes a desmarcar os seus colegas de equipa. 90% do ataque da equipa passe pelos seus pés e passa o jogo a incentivar os colegas a procurar desmarcações. Por outro lado ao defender mostra-se muito lento não aguentando as várias arrancadas tiradas pela equipa adversária junta das linhas laterais. Neste jogo conseguiu mais 2 golos para sua contagem pessoal. Acabou o jogo tocado numa virilha e não se sabe se a equipa poderá contar com o seu contributo no próximo fim de semana.
- Hugo Lopes: No Hugo nota-se que tem vontande em demostrar mais futebol dentro do campo, sai-se aos lances com mais confiança não temendo os embates com os adversários. Teve poucas oportunidades de efectuar remates no ataque e por variadas vezes sentiu-se desmarcado e sem nenhum passe que lhe fosse dirigido pelos colegas. Ao defender continua sem compremeter, conseguindo por vezes roubar mesmo a bola ao adversário.
- Gonçalo: Este fim de semana notou-se uma maior geníca nas pernas, subindo mais vezes no ataque da equipa procurando por várias vezes executar lances de ataque pelo meio da defesa adversária, no entanto algum controle de bola ainda lhe fica a faltar nessas situações.Mostra-se mais consistente ao defender entre os postes, do que da linha da grande-área para a frente.
-Amado: Este jogador continua a ser o maior destaque da equipa do Minis, e não só porque muitos dos golos da equipa continuam a sair dos pés dele, mas também porque sabe defender não largando a marcação apertada aos jogadores adversários. Este fim de semana começou muito bem o jogo com um golo na 1ª oportunidade que teve na grande-área adversária. Para além disso marcou mais 2 com a seu habitual sentido de oportunidade.
Até para a semana...Nuno Dias

segunda-feira, novembro 21, 2005

Evento Social do Ano


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Tá tudo marcado para o evento social do ano. O jantar da bola 2004/2005 está confirmado.

Vai ser em Loures, no restaurante RUACANA, e lá em cima está um desenhito para vos esclarecer onde fica. Está marcado para as 21h do dia 30 de Novembro, quarta-feira (vésperas do feriado de 1 de Dezembro). O jantar inclui:

- Entradas: pratos de queijo, linguiça, orelha de porco, salada de polvo, camarões
- Prato principal: Grelhada mista
- Bebidas: Vinho (O João recomenda o verdinho fresquinho), sangria, cerveja e sumos à descrição
- Sobremesa
- Café
- Digestivo da casa

Recomendo que todos nos encontremos às 20h na Carbeta, para tentarmos que vá o menor número de carros possível (menos carros = mais bêbados), e para tentar sair do café pelas 20h30, no máximo, uma vez que ainda são alguns quilómetros.

Para o pessoal que está a pagar assiduamente o valor da mensalidade da bola este ano, não há nenhum pagamento a efectuar. Incluem-se neste lote, e estão obviamente convidados para o jantar o João Ramalho, o Jorge Fragoso e o Ricardo Gonçalo.

Conto com todos vocês, e para quem não possa ir, não queira ir, queira levar um amigo, áqueles que jogam connosco e querem ir, aqueles que não jogam, mas querem ir pó conbibio, etc, não há problema nenhum, digam para se marcar mais um lugar na mesa, ou falem comigo, para tratarmos de tudo com tempo.

Beijinhos e abraços a todos...

Murdaz (Presidente executivo, não eleito, da LAF - Liga Amadora de Futsal)

sexta-feira, novembro 18, 2005

Marcadores - 8ª Jornada

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

A lista de marcadores vai progredindo, de semana para semana, com mais golos e alterações permanentes, com uma luta bastante aguerrida pelo segundo lugar.

Destacadíssimo na Frente, continua Ricardo "Jardel" Amado, também conhecido por o Levezinho, o matador, o sortudo, ou muito simplesmente, o jogador que marca até de rabo...
Já leva uma média superior a 3 golos por jogo.

Um pouco mais atrás, e relativamente irritados com este fora-de-série, vêm o João Silva, que disparou nas ultimas semanas, o Guns e o Malcolm, que formam a barreira do Xelxia em busca da liderança.

Daí para baixo, só dá Minis, com a excepção do Pedro, que com os dois golos da ultima jornada, ambos de belo efeito (um deles, marcado de cabeça, creio que foi mesmo o primeiro do torneio com essa parte do corpo), começa a ameaçar juntar-se ao grupo perseguidor dos Minis.

Em termos estatísticos, o Amado tem um pouco mais de um terço de todos os golos dos Minis, ao passo que o Guns e o João têm juntos mais de metade dos golos do Xelxia.
Podem confirmar todo este parlapié aqui:

# Jogadores:Jogos:Golos:Equipa:
Amado722Minis
João Silva816Xelxia
Hugo "Guns"815Xelxia
Malcolm Malveiro813Xelxia
Nuno Tiago812Minis
"Dudu" Silva 811Minis
Ricardo Queiroz87Minis
Pedro75Xelxia

quarta-feira, novembro 16, 2005

Classificação (Jorn. 8)

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

# Equipa:JVEDgmgsgh P
SL Minis 84136456813
Xelxia São Brás83145664-810

Ora então aqui está a classificação actualizada, fornecida pelos técnicos estatísticos da LAF, Liga Amadora de Futebol, onde se pode constatar que o grande avanço do SL Minis, conquistado nos ultimos jogos, de seis pontos, foi reduzido esta semana, com a vitória tangencial do Xelxia de São Brás, por 8-7.

Faltam apenas cinco jogos para se conhecer o campeão de Inverno da SuperLiga RapaKeca, e com 15 pontos em disputa, tudo está ainda em aberto.

Será que os Minis vão recuperar bem dos problemas que impediram o triunfo na semana passada? Ou será que o Xelxia vai conseguir repetir a dobradinha de vitórias do princípio da época? (estiveram mais de um mês sem vencerem, é preciso recordar)

Não percam o próximo capítulo, no próximo Domingo, das 20h às 21h, no Pavilhão do Mães DÁgua! Até lá...

terça-feira, novembro 15, 2005

segunda-feira, novembro 14, 2005

Jogo 8: Xelxia 8 - Minis 7

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...


Gente da futebolada, lda., associados da LAF, adeptos e os demais... a crónica da semana ao vosso dispor. Cambada... à 8ª jornada ficou mais que provado que a plateia adepta a qualquer uma das equipas influência o resultado final. Pena é que as devidas plateias adeptas registadas no pavilhão só presenciem as derrotas da equipa apoiada.... mas enfim coisas do futebol.
Ontem o futebol espectáculo voltou às 4 linhas, onde se registou um regresso às vitórias por parte do Chelchia (Xelxia) com um resultado final de 8-7, o mesmo resultado que a semana transacta mas desta feita com um vencedor diferente e justo, conseguindo os mesmos reduzir a vantagem que o S.L.Minis tinha de 6 para 3 pontos no campeonato.O jogo começou novamente muito bem disputado com o Chelchia a abrir o marcador, e com golos a surgirem rapidamente dos dois lados, até que se chegou a um empate a 2 bolas onde apartir dai o Chelchia embalou para o que na altura parecia um obter de um resultado desafogado frente ao S.L.Minis com o resultado a atingir os 7-4 que se registavam até perto dos últimos 20m. No entanto nada mais que um engano, pois os Minis não entregaram o jogo como perdido e foram atrás do prejuízo, conseguindo em pouco tempo reduzir o resultado para 7-6 muito por culpa do seu ponta-de-lança de serviço Amado que novamente com o seu pé quente e o seu sentido de oportunidade voltou a dar um excelente contributo à sua equipa.Até final registou-se mais um golo para cada lado no qual se atingiu o resultado de 8-7 que nunca mais se alterou, apesar de uma pressão intensa por parte dos S.L.Minis na busca do empate nos últimos minutos de jogo em que encontraram pela frente uma defesa em boa forma.
Por outro lado, ontem há noite não se registou a votação junto de todos os intervenientes relativa à polémica discussão que surgiu durante toda a semana na aplicação de novas regras ao jogo. E ainda bem que tal não aconteceu (pelo menos na minha presença) pois o jogo fica muito melhor quando as situações são discutidas na altura e um gajo pode mandar umas bocas e picar-se entre todos por uma determinada situação.
Um bem haja a todos, uma boa semana de trabalho e até Domingo. Siga a devida análise...
Chelchia:- Pastel: Voltou ontem ao lugar entre os postes depois de uma semana de interregno e numa convocatória à última da hora. Mostrou novamente serviço e por muitas vezes esteve muito bem defendendo muitas bolas dando um bom contributo na vitória da equipa... embora nem sempre fosse constante já que falhou em uma ou outra ocasião, que permitiram o dilatar do resultado adversário.Ainda se mostra muito nervoso na colocação da bola nas ocasiões de contra-ataque da equipa, já que foram muitas as vezes que a bola foi mal posicionada ou interceptada pelo adversário.
- Malcolm: Ontem esteve bem no jogo, defendendo bem e roubando bolas ao adversário... no ataque jogando principalmente pelo meio do campo, conseguiu canalizar muito jogo aos seus companheiros devido ao bom momento da equipa nas desmarcações e triangulações ao atacar. Conseguiu mais um golo para a sua contagem.
- Dias: Realizou ontem sem dúvida a sua melhor prestação desde o ínicio do campeonato, roubando bolas ao ataque dos S.L.Minis, sendo mais combativo no 1 para 1, tentando ser rápido na distribuição de jogo no ataque da sua equipa e procurando mais as desmarcações na frente. Conseguiu 2 golos de bom efeito, quase da mesma forma e do mesmo sítio.
- Guns: Regular, tem tardado a mostrar novamente a regularidade que mostrou no ínicio do campeonato, mostrando-se ainda algo nervoso ao colocar o seu jogo no chão. No entanto mostrou-se mais consistente que a semana passada, aos poucos vai ganhando a confiança... só lhe está a faltar um maior controle de bola, já que os golos continuam a surgir todas as semanas.
- Pedro: Continua com o seu jogo típico, tanto se mostra bem na defesa como sobe com perigo no ataque da equipa, tentando sempre criar desequilibrios na defesa contrária. Conseguiu desta feita uma melhor colocação dos passes longos, e por outro lado os seus remates à baliza continuam a ter um mar de pernas pela frente. O golo da jornada sem sombra de dúvidas é dele, já que os seus 2 golos foram golos de excelente efeito, um deles num remate cruzado muito bem colocado e o outro numa cabeçada que apanhou desprevenido o guarda-redes adversário.
- João: Raras são as vezes que quando joga não faz as redes adversárias balançar, e desta feita foram mais 2 vezes. Esteve bem no computo geral, mostrando-se novamente peça importante no ataque da equipa. Na defesa não esteve tão bem, deixando descurada a defesa por algumas vezes com o avanço adversário pelos flancos.
Não convocados:- R.Gonçalo (por lesão)- Eurico (falhou à convocatória horas antes) Sport Lisboa e Minis:- Nuno Tiago: Tem se mostrado mais apagado das últimas vezes em comparação com alguns jogos anteriores, não surge tantas vezes no ataque e por isso os golos não têm surgido como antigamente. Na defesa continua a não compremeter conseguindo bloquear diversos remates do Chelchia, mas também não consegue fazer milagres.
- Ricardo Queirós: Pouco se viu ontem no jogo, mostrando-se um dos piores da equipa. Não conseguiu concretizar a maior parte das triangulações com os colegas de equipa, conseguindo no entanto subir várias vezes pelos flancos nas quais surgiu por 1/2 vezes com perigo na frente da baliza adversária, mas não conseguindo criar grande perigo.
- Dudu: Mostrou-se como normal com o seu excelente controle de bola, conseguindo tirar dos pés dele muitas das desmarcações que criaram perigo junto da baliza adversária. Por outro lado começou cedo a mostrar o seu descontentamento com a organização da equipa o que talvez lhe tenha condicionado o resto do desempenho no encontro. Pouco rematou, mas a maior parte dos remates que fez levaram sempre muito perigo às redes contrárias.
- Hugo Lopes: Teve uns pontos abaixo em relação à semana passada e talvez devido a ter-se ressentido da lesão no joelho que acabou por o condicionar o resto do jogo, não querendo arriscar em certos lances. Teve poucas hipoteses de se mostrar no ataque, dado ao bom momento de forma da defesa contrária que inviabilizou muitos dos lances de ataque do S.L.Minis.
- Gonçalo: Mais um jogador que teve algo apagado em relação a semanas anteriores, já que no ataque só conseguiu algumas desmarcações para os colegas, e em um ou outro remate em que um deles lhe valeu um golo. No entanto mais perto do final do jogo ressentiu-se do joelho e passou o resto do tempo entre os postes, conseguindo por mais de uma vez sacudir os remates adversários e por outras vezes com ajuda dos postes igualmente.
- Amado: Só este jogador vale por quase toda a equipa, ele ataca, ele defende... corre como ninguêm e ainda arranja tempo para estar no lugar certo à hora certa na defesa contrária, aproveitando cada lance perdido pelo guarda-redes adversário. O 'pepe rápido' voltou a encher os pés de golos, desta feita foram mais 5 o que o torna o goleador destacadíssimo do campeonato. Na defesa marca os jogadores contrários como ninguêm, agarrando os próprios com se quisesse dançar com eles... e claro o sr. árbitro nunca vê nada.
Não convocados:- Pedro (escolha técnica) Até para a semana...Nuno Dias

sexta-feira, novembro 11, 2005

Alterações às Regras


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Após reunião ontem à noite do Comité Executivo da LAF - Liga Amadora de Futsal, que só terminou bem perto da madrugada de hoje, foram tomadas algumas decisões que visam alterar algumas regras do Torneio da SuperLiga RapaKeca.

A saber, e começando pelo princípio, há algumas situações que têm vindo a ser contestadas, e também algumas suspeições levantadas relativamente às equipas de arbitragens que têm orientado os jogos. Para obviar ao normal desenvolver do jogo, e para sanar eventuais conflitos de opiniões, nomeadamente nos comentários deste Blog, fica assim decidido que:

1) Não haverá qualquer falta ou qualquer tipo de infracção, por mais grave que seja, que dê golo imediato a qualquer umas das equipas.
2) Qualquer sanção a aplicar relativamente às chamadas "regras especiais", será sempre punível, isso sim, com uma Grande Penalidade.
3) São consideradas "regras especiais", as que incluem punição de infrações ao normal desenrolar do jogo e que são consideradas anti-jogo, a saber:
3.1) Mão na bola intencional, que corte jogada ou possível jogada de perigo, será punida, mesmo que fora da área, com o ponto 2)
3.2) Seis jogadores em campo, em que há influência na jogada, da parte do jogador que entra, é punida com o ponto 2)
3.3) Em lances de perigo, ou não (por exemplo, princípios de contra-ataque) , mas em que existam faltas grosseiras, como agarrões ou rasteiras, ou agressões, que impeçam o jogador com a bola de proseguir, será marcado livre directo na linha tracejada paralela à área, sem barreira.
4) As substituições passam a ser apenas possíveis quando o jogo esteja parado, o mais rápido possível, ou quando a bola esteja da posse de um dos guarda-redes. Deverá ser respeitado o direito de troca de jogadores, devendo o jogo estar interrompido até que a troca tenha sido processada.
5) A discussão dos lances polémicos deverá ser feita apenas pelos jogadores intervenientes e mais perto do mesmo, devendo os restantes absterem-se de olvidar opiniões.
6) Qualquer lance de dúvida, em que não se chegue a acordo relativamente ao desfecho do mesmo, deverá beneficiar a defesa.

São estas as novas regras, aprovadas pelo Comité Executivo da LAF, e que estão agora disponíveis para consulta e discussão. Digam de vossa justiça, porque ao contrário do que alguns anarquistas deste Blog dizem, isto não é uma tirania, todos são livres de expressarem a sua opinião, e todas as opiniões serão respeitadas e postas a voto no Conselho dos Jogadores, antes do jogo, no balneário.

Comentem, critiquem, aplaudam, digam de vossa justiça, só não se abstenham!

terça-feira, novembro 08, 2005

Jogo 7: Xelxia 7 - Minis 8


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Na 7ª jornada o 'sistema' começou a fazer-se sentir... apesar de muitos tentarem atirar areia para os olhos com histórias de 'apitos dourados', o que é certo é que coisas estranhas cada vez mais acontecem... golos inventados quando não foram estabelecidas regras para tal (apesar de ser implicito que no FUTSAL, apesar de já não ser futebol de 5, só podem jogar 5 jogadores de cada vez), golos defendidos dentro da baliza... etc.. etc... (embora este último não tenha sido no nosso campeonato, mas serve para fazer número... adiante...)

Mais uma vez a plateia fez-se sentir no pavilhão, com o devido apoio ao Xelxia como é habitual que apesar dos recentes resultados menos positivos não têm impedido a presença das mesmas, e desta feita a presença de um fotógrafo de serviço talvez em busca de algum craque para uma equipa estrangeira...

O jogo de ontem à noite mostrou-se dos mais equilibrados que temos tido nos últimos tempos, e talvez por isso o resultado final fosse mais justo se houvesse uma divisão de pontos para as duas equipas. De qualquer das formas os 8-7 finais dão à equipa das Minis uma vantagem preciosa de 4 pontos no campeonato, em que depois de um início de época menos bom, a partir da 3ª jornada os S.L.Minis têm-se mostrado superiores.

O Xelxia esteve ontem mais certo ao defender, embora não tivesse conseguido fazer mais milagres para além dos que fez o guarda-redes de recurso Eurico que assumiu o lugar entre os postes depois de sofrer um toque sozinho (provavelmente tropeçou nalgum tufo de relva mais alto) na grande-área adversária na disputa de um lance, e que na baliza resolveu grande parte das bolas que levavam selo de golo. Por outro lado a equipa no ataque voltou a falhar inúmeras vezes em lances decisivos.

Quanto aos S.L.Minis mais uma vez estiveram bem em todo o aspecto geral, só falhando na altura em que ficavam descurados na defesa em oportunidades de contra-ataque da equipa adversária. De ressalvar igualmente que o pé apurado do ponta-de-lança Amado voltou a fazer estragos na baliza contrária.Por outro lado mais uma vez a equipa não pode contar com o contributo do Gonçalo Almeida, que desta vez por motivos da falecimento de familiar não marcou presença. De todos os colegas de equipa e adversários os mais sinceros pêsames pela sua perda!!
A devida análise:

Xelxia São Brás:
- Eurico: Teve pouco tempo para mostrar alguma evolução do seu futebol, e pelo pouco que mostrou na defesa há aspectos a melhorar. Depois de se ter alijado sozinho num lance de ataque, foi remetido para a baliza onde ai mostrou ser um elemento providêncial para equipa, onde se mostrou bastante confiante tendo safado grande parte dos remates com marca de golo.
- Malcolm: Já foi referido aqui várias vezes, mas a calma ao atacar de frente para a baliza em várias ocasiões torna o Malcolm egoísta, procurando sempre o remate quando chega a ter 2 colegas isolados. Neste jogo no entanto, como habitualmente faz, trabalha bem no transporte de jogo da equipa, e consegue resolver vários lances no 1 para 1. Na defesa não esteve tão constante como costuma, falhando a marcação por algumas vezes (como também é apanágio da equipa).
- Dias: Rubricou ontem mais uma boa exibição, tentando de vez ganhar a confiança que lhe falta e não falhar tanto como aconteceu em encontros anteriores, nos passes e no transporte de jogo da equipa para o ataque.Não esteve mal de todo na defesa, onde por inúmeras vezes roubou lances de ataque adversário. Na baliza sofreu um dos primeiros golos da equipa onde poderia e deveria ter feito melhor se se tivesse feito à bola com mais confiança. Acabou o jogo com uma falta dura sobre o ponta-de-lança adversário Amado, que merecia cartão vermelho, expulsão e quiçá suspensão por vários jogos, senão a irradiação da LFA - Liga de Futsal Amadora.
- Guns: Bem melhor que a semana passada, revelou um melhor controle de bola e tentou várias vezes suplantar o adversário no 1 para 1. Fez novamente o gosto ao pé e a sua contagem não pára todos os fins de semana, embora não com tanta regularidade como seria preferível.
- Pedro: Mais uma vez tentou a sua sorte no ataque, com alguns atrapalhanços pelo meio e algumas tentativas de remate em que a maior parte encontrou desvios pela frente por parte da equipa adversária. Esteve melhor a defender, roubando inúmeras bolas do ataque contrário.
- João: Voltou uma vez mais para dar o seu importante contributo à equipa. Tornou-se um elemento fundamental no ataque em que por mais de uma vez encheu as redes adversárias de vida. Bem no controle de bola, jogando característicamente de costas para a baliza. Na defesa também não compremeteu.

Não convocados:
- R.Gonçalo (por lesão)

Sport Lisboa e Minis:
- Nuno Tiago: Novamente um golo para adicionar à sua contagem, sendo que esteve mais longe das triangulações da equipa ao atacar, preferindo manter-se à defesa. De qualquer das formas quando atacava nem sempre conseguiu com sucesso meter a bola nos pés dos colegas de equipa. Notou-se por mais de uma vez que sem a sua presença na defesa em ocasiões de contra-ataque adversário, a consistência da equipa ao defender não é a mesma. Não cumpriu a promessa de sarrafada no adepto do Inter...
- Ricardo Queiroz: Poucos pontos de realce no jogo desta semana, falhou bastante na marcação ao defender e no ataque não se mostrou tão certo como noutros jogos. Teve talvez uma marcação mais cuidada depois das inúmeras vezes que têm criado perigo e conseguido concretizar jogadas de golo da sua equipa em encontros anteriores.
- Dudu: Não foi o seu melhor jogo da época, embora não tivesse compremetido muito na defesa. No ataque sofreu vários roubos de bola e nas vezes que tentou concretizar remates encontrou quase sempre o inspiradíssimo guarda-redes do Chelchia pela frente. No entanto o ultimo golo saiu dos seus pés depois de vários ressaltos para dar a vitória da sua equipa no encontro nos derradeiros segundos de jogo, e só não é considerado o golo da jornada devido ao tento apontado pelo seu colega de equipa Hugo.
- Hugo Lopes: A evolução do Hugo continua a fazer-se notar, embora ontem tenha rubricado um jogo um pouco idêntico ao anterior, com alguns falhanços pelo meio mas sem comprometer muito nas alturas devidas. Sente-se cada vez melhor ao atacar e sacou ontem um potente remate cruzado que lhe valeu no meu ver o golo da jornada, sem qualquer hipótese para o guarda-redes adversário. Acabou por ser um golo de raiva depois de poucos minutos antes ter ficado algo frustado com uma perda de bola.
- Pedro: Mais apagado que a semana passada, talvez porque tinha nas pernas muitos minutos de jogo realizados durante a semana. No entanto mostrou muito trabalho ao atacar e conseguiu um golo de bom efeito num remate cruzado. Esteve mais perdulário nas triangulações com os colegas.
- Amado: O 'pepe rápido' voltou a encher as redes adversárias, começa-se a caracterizar como o ligeirinho das Minis, aparece e resolve os lances perdidos para dentro da baliza. Esteve bem também a defender efectuando como sempre uma pressão forte nos jogadores adversários, conseguindo por algumas vezes o roubo de bola. Sofreu um falta dura já no final do encontro pelo Dias, mas sem resultados de maior.

Não convocados:
- Gonçalo (motivos pessoais)

Até para a semana...
Nuno Dias

quinta-feira, novembro 03, 2005

Lista de Marcadores (6ª jorn)

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

A lista de marcadores vai progredindo, de semana para semana, com mais golos e alterações permanentes, com uma luta bastante aguerrida pelo segundo lugar.

Destacadíssimo na Frente, continua Ricardo "Jardel" Amado, também conhecido por o Levezinho, o matador, o sortudo, ou muito simplesmente, o jogador que marca até de rabo...
Já leva uma média superior a 3 golos por jogo.

Um pouco mais atrás, e relativamente irritados com este fora-de-série, vêm o João Silva, que disparou nas ultimas semanas, o Guns e o Malcolm, que formam a barreira do Xelxia em busca da liderança.

Daí para baixo, só dá Minis, com a excepção do Pedro, que com os dois golos da ultima jornada, ambos de belo efeito (um deles, marcado de cabeça, creio que foi mesmo o primeiro do torneio com essa parte do corpo), começa a ameaçar juntar-se ao grupo perseguidor dos Minis.

Em termos estatísticos, o Amado tem um pouco mais de um terço de todos os golos dos Minis, ao passo que o Guns e o João têm juntos mais de metade dos golos do Xelxia.

Podem confirmar todo este parlapié aqui:


# Jogadores:Jogos:Golos:Equipa:
Amado722Minis
João Silva816Xelxia
Hugo "Guns"815Xelxia
Malcolm Malveiro813Xelxia
Nuno Tiago812Minis
"Dudu" Silva 811Minis
Ricardo Queiroz87Minis
Pedro75Xelxia

quarta-feira, novembro 02, 2005

Jogo 6: Xelxia 4 - Minis 10


Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...


Olhaaa... a bela da crónica semanal que esta semana até parece mal.... A 6ª jornada do nosso já bem conhecido campeonato, serviu para desempatar a classificação geral que permanecia há já 15 dias e com uma derrota no mínimo humilhante para a equipa do Chelchia (ou Xelxia como queiram).

O jogo até começou bastante equilibrado até pouco mais de metade do tempo de jogo em que o resultado se cifrava em 4 golos para cada lado. No entanto esse desequilibrio acabaria por chegar por parte dos Minis quando depois de uma falta 'barbára' sobre um dos jogadores do Chelchia (eu próprio) conseguiram destabilizar o adversário e no último quarto de hora foi ver um avolumar do resultado com mais 6 golos a entrarem na baliza do Chelchia sem resposta que nem o novo guarda-redes do Xelxia conseguiu evitar, chegando-se ao final com os 4-10 assinalados no marcador.

Apesar de tudo o resultado não espelha um completo domínio por parte da equipa do Xelxia, o resultado de Domingo é muito devido a uma série de factores que deram um acrescento enorme ao jogo da equipa dos Minis, como uma boa nova dose de técnica extra com o jogador substituto Pedro devido à não convocação do Gonçalo Almeida, um pé quente no ínicio do jogo por parte do Amado e a íncrível série de golos falhados que o Xelxia teve durante todos os 60m.
Para a semana logo se verá qual será a reacção do Xelxia face a esta senda de maus resultados que têm assolado a equipa criando algum desânimo na equipa por não conseguir fazer frente ao poderio atacante dos S.L.Minis. A devida análise:
Xelxia:
- Eurico: Começa a ganhar o ritmo necessário para aguentar o jogo todo, melhor que nas semanas precedentes, a controlar a bola, a roubar a bola em situações de 1 para 1, mas a falhar inúmeras vezes na defesa onde a marcação ao homem é várias vezes deixada criando oportunidades ao adversário. Começa a ter mais confiança a assentar jogo.

- Malcolm: Regular mas algo abaixo do que já mostrou noutros jogos, falhou algumas marcações na defesa não estando tão consistente como em semanas passadas, o que não quer dizer que não tenha conseguido por diversas vezes roubar e interceptar bolas ao adversário. Mostrou-se mais uma vez algo egoísta na procura do golo, quando tinha em hipótese colegas desmarcados junto à baliza. Começa-se a notar um desânimo relativamente ao desenrolar dos resultados desfavoráveis.

- Dias: Ontem fez talvez um dos melhores jogos da época embora limitado ao que sabe produzir em campo, no entanto os passes foram bastante mais certos e por várias vezes tentou transportar jogo da equipa pelas laterais sendo que a maior parte das vezes se tornou egoísta e procurou o golo. Falhou algumas marcações na defesa e mais uma infantil que deu por exemplo o 1º golo da noite ao Ricardo Queiroz. Teve um encontro imediato do 5º grau numa disputa de bola que o fez voar por cima da perna do Dudu, trazendo-lhe na aterragem algumas mazelas que o fizeram abandonar o campo por alguns momentos.

- Guns: Voltou novamente a fazer o gosto ao pé, no entanto já não apresenta o mesmo faro apurado de golo que o caracterizou no início da época, tendo falhado por exemplo um golo de baliza aberta depois de um falhanço do guarda-redes adversário. Está-lhe a faltar alguma dose de confiança de forma a conseguir afastar o nervosismo no controle de bola que tem apresentado nos últimos jogos. Na defesa continua a falhar bastante na marcação do adversário, sendo obvio que não é essa a sua melhor posição.

- Pedro: Também mais abaixo do que já mostrou noutros jogos, melhor na defesa a roubar bolas ao adversário do que no transporte de jogo no ataque da equipa. Os passes longos continuam a não sair certinhos para os colegas e há alguma atrapalhação no 1 para 1. Tentou mais a sua sorte no ataque mas sem grandes resultados, já que os falhanços foram muitos e as pernas dos adversários eram demasiadas.

- Pastel: Contratado de forma a substitir o ausente João, tomou conta da baliza durante todo o jogo e algo devido a ele o resultado não foi outro, tendo conseguido defender uma boa dose de bolas que levavam selo de golo. No entanto falhou igualmente muito noutras situações, talvez devido às luvas que usou que não eram as mais adequadas onde se notou que a bola escorregava entre elas. Apesar de tudo mostrou trabalho e se tiver uma defesa mais consistente à sua frente poderá render muito mais.

Não convocados:
- João
- R.Gonçalo (por lesão)
Sport Lisboa e Minis:
- Nuno Tiago: Acrescentou mais um golo à sua contagem, 'teve bem mais uma vez nas triangulações da equipa. Defende bem pressionando em cima do adversário, e conseguiu bloquear variadíssimos remates do Chelchia. É um pilar importante na defesa da equipa sendo que não desperdiça as oportunidades que lhe vão aparecendo no ataque, deixando no entanto por vezes a defesa desguardada.

- Ricardo Queirós: É incrível como tem melhorado de jogo para jogo, já se julga o Nuno Gomes e festejou efusivamente o 2º golo. Continua a não compremeter nada ao driblar o adversário, cria espaços e passa a bola na triangulação com os colegas de equipa conseguindo muitas desmarcações. Conseguiu mais um golo muito por culpa de nova falha de marcação infantil do Dias. No entanto nem tudo são rosas, tendo falhado alguns remates à baliza e na defesa não apresenta o mesmo nível de jogo que demostra no ataque.

- Dudu: Algo abaixo do normal, no entanto nota-se muito o jogo produzido por ele na forma de desmarcação dos colegas no ataque. Rematou menos este domingo o que não o invalidou de concretizar o golo da semana com um chapéu cheio de técnica ao guarda-redes adversário quando o mesmo já se encontrava literalmente 'pregado' ao chão. Alvo de alguma marcação individual onde já começa a perder mais bolas ao tentar os seus dribles característicos.

- Hugo Lopes: Continua a ser consistente no seu jogo, no entanto falhou em algumas vezes o que o deixou algo frustado devido a não conseguir um melhor controle de bola. Precisa de mais jogos nas pernas de forma a ganhar a técnica necessária. Melhor a defender do que a atacar neste jogo.

- Pedro: Voltou a apresentar em campo a sua técnica depois de ter surgido no 1º encontro da época passada e ter posteriormente desaparecido do mapa. Trouxe uma mão cheia de fulgor à equipa, não compremetendo tanto no ataque como na defesa. Dribla bem, cria espaços, dá jogo e remata certo. Muito do resultado de ontem se deve a esta nova chamada nos convocados do S.L.Minis.

- Amado Pé muito quente sempre com o faro do golo no ínicio do jogo, enquanto se conseguiu manter de pé. Creio que pelo menos 5 sairam dos seus pés ajudando muito o resultado construído pela sua equipa. Bem a defender como nas desmarcações. Não pára quieto um bocado e procura sempre as desmarcações pelas alas. Correu muito como habitual.
Até para a semana...
Nuno Dias