Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...
Querem...querem... venham aqui ao blog ler a crónica, todas as semanas ao vosso dispor no rapa-keca.blogspot.com.
Mais um fim de semana mais uma jornada, a 9ª realizada no disputadíssimo campeonato rapa-keca, que desta feita trouxe mais uma vitória ao Chelchia por 9-7 alcançando assim o S.L.Minis a nível pontual com 13 pontos, embora ainda esteja no 2º lugar devido à diferença de 6 golos que se regista entre as equipas, com vantagem para os S.L.Minis.
O jogo realizou-se apesar do grande temporal que se registava na noite de Domingo passado, já que até à data o devido recente pavilhão não tem defeitos de fabrico e a chuva tem ficado sempre do lado de fora. Por outro lado, ontem teve ao dispor da organização um marcador electrónico que permitiu controlar os golos e o tempo de jogo a 100%.
As duas equipas apresentaram-se como habitualmente, embora desta feita o Chelchia se encontra-se desfalcado já que duas peças habituais da equipa falharam a convocatória o Guns e Malcolm, que foram substituidos pelo Jorge e pelo Pastel que desta feita não assumiu o lugar entre os postes, devido a limitação física doutro jogador o Eurico que preferiu ficar na baliza.
O jogo começou muito bem para o S.L.Minis que logo na 1ª jogada de ataque abriu o marcador num lance muito bem aproveitado como sempre pelo marcador de serviço da equipa dos Minis o Ricardo Amado, e talvez por isso eles tenham começado a menosprezar o adversário julgando que a jogo estaria muito facilitado para eles.
Nada mais errado, já que passado algum tempo o Chelchia acabou por empatar o jogo depois de ter aguentado a forte pressão atacante que se fazia sentir no seu meio-campo.
Depois disso com a entrada em campo do 6 jogador do Chelchia o Pedro Cabra, que até à altura só jogava com os 5 jogadores de campo as 2 equipas já ficaram mais equilibradas e ai o resultado foi sempre sofrendo alterações, tendo sempre o S.L.Minis a vantagem no marcador até perto dos 5m finais.
Nestes últimos 5m finais a reviravolta no marcador aconteceu, com a ajuda do pé quente do Pedro e assim o Chelchia assumiu o controle do jogo e chegou ao final com o resultado favorável de 9-7.Desta forma o campeonato volta a estar ao rubro, com 4 vitórias para cada lado e um empate, embora a vantagem ainda persista do lado dos S.L.Minis devido ao número de golos abtidos pelas equipas até agora. No entanto muito campeonato ainda há para disputar até se descobrir o campeão de Inverno.
Já agora, de mencionar que ontem a plateia pela 1ª vez no campeonato pautou-se pela presença conjunta de adeptas de ambas equipas, pelo que ontem não houve a tendência habitual de a plateia influenciar o resultado final.
Boa semana de trabalho e até Domingo. Siga a análise...
Chelchia:- Pastel: Novamente convocado pela equipa de forma a substituir o Guns, mas desta feita não assumindo o lugar entre os postes. Mostrou-se menos à vontade a jogar da grande-área para a frente, com falta de ritmo e controle de bola e ainda 'tocado' por um lance no fim de semana passado, poucas foram as hipoteses de mostrar algum futebol. Mesmo assim tentou não falhar muito (o que nem sempre conseguiu), e acabou mesmo por marcar um golo na 1ª vez que jogou pela equipa na frente.
- Jorge: Mais um jogador que voltou às 4 linhas de forma a substituir o ausente Malcolm. Não compremeteu e até fez um bom jogo, conseguindo por diversas vezes atrapalhar o ataque adversário ao defender. Demostra força e vontade de progredir no terreno, no entanto ainda lhe falta o controle de bola e o sentido de posicionamento no campo. Com mais uns jogos nas pernas e a evolução iria se começar a notar.
- Dias: Mais uma boa exibição deste jogador que tem demonstrado nos últimos jogos uma subida de forma e de rendimento. Mostra-se bastante combativo na tentativa de 'roubar' a bola ao adversário, que lhe valeu algumas reprimendas pelos adversários afectados. Voltou a fazer o gosto ao pé com mais 2 golos para a sua contagem.
- Eurico: Surgiu de novo na convocatória depois de ter faltado a semana passada, embora limitado devido a um entorce feito no pé há 15 dias atrás, assumiu o controle da baliza onde foi uma mais valia para a equipa. Só faltou alguma calma em diversas situações de contra-ataque do Chelchia, que na colocação da bola a mesma foi facilmente interceptada pela equipa adversária.
- Pedro: Fez um jogo muito bom e mais pela quantidade de golos conseguidos, que foram 5 e que muito contribuiram para o resultado da equipa. Chegou atrasado ao jogo e entrou numa altura em que os Minis tomavam a vantagem no marcador por 2-1, no entanto o seu contributo no ataque foi de realçar em que os dribles e as desmarcações tiveram um melhor resultado em comparação com jogos anteriores. Como anteriormente mostra-se bastante consistente ao defender e no roubo da bola ao adversário.
- João: Neste último jogo acabou mais por tomar conta das 'despesas' defensivas na 1ª parte dado que a equipa se encontrava desfalcada, do que o jogo de ataque que habitualmente pratica. No entanto voltou a ser a peça importante da equipa, contribuindo com desmarcações e lances de ataque da equipa. No final do jogo notou-se o cansaço inerente ao desgaste inicial em que se dividiu entre a defesa e o ataque, deixando mais os lances de ataque para o colega de equipa Pedro.
Sport Lisboa e Minis:- Nuno Tiago: A boneca tem se mostrado descontente com os últimos resultados da equipa, e talvez por isso tentou mais a sua sorte no ataque da sua equipa este fim de semana, tentado várias vezes a sua sorte nos remates que nem sempre tiveram a melhor direcção, tendo até falhado um golo de baliza aberta. Apesar das subidas no ataque a sua presença na defesa é constante e só em ocasiões de inferioridade númerica é que não consegue inviabilizar as intenções atacantes da equipa adversária.
- Ricardo Queirós: Tem tentado demonstrar algo mais em campo e tem-se demostrado descontente com as algumas decisões dos colegas de equipa que por muitas vezes teimam em não lhe passar a bola, em ocasiões que se encontra desmarcado. Conseguiu um golo de bom efeito não falhando em frente ao guarda-redes depois de uma boa arrancada. Na defesa encontra-se no meio termo, tanto faz uma boa marcação como deixa o adversário com espaço.
- Dudu: O mesmo Dudu de sempre, chega a ter 2 adversários de volta dele e mesmo assim consegue efectuar passes a desmarcar os seus colegas de equipa. 90% do ataque da equipa passe pelos seus pés e passa o jogo a incentivar os colegas a procurar desmarcações. Por outro lado ao defender mostra-se muito lento não aguentando as várias arrancadas tiradas pela equipa adversária junta das linhas laterais. Neste jogo conseguiu mais 2 golos para sua contagem pessoal. Acabou o jogo tocado numa virilha e não se sabe se a equipa poderá contar com o seu contributo no próximo fim de semana.
- Hugo Lopes: No Hugo nota-se que tem vontande em demostrar mais futebol dentro do campo, sai-se aos lances com mais confiança não temendo os embates com os adversários. Teve poucas oportunidades de efectuar remates no ataque e por variadas vezes sentiu-se desmarcado e sem nenhum passe que lhe fosse dirigido pelos colegas. Ao defender continua sem compremeter, conseguindo por vezes roubar mesmo a bola ao adversário.
- Gonçalo: Este fim de semana notou-se uma maior geníca nas pernas, subindo mais vezes no ataque da equipa procurando por várias vezes executar lances de ataque pelo meio da defesa adversária, no entanto algum controle de bola ainda lhe fica a faltar nessas situações.Mostra-se mais consistente ao defender entre os postes, do que da linha da grande-área para a frente.
-Amado: Este jogador continua a ser o maior destaque da equipa do Minis, e não só porque muitos dos golos da equipa continuam a sair dos pés dele, mas também porque sabe defender não largando a marcação apertada aos jogadores adversários. Este fim de semana começou muito bem o jogo com um golo na 1ª oportunidade que teve na grande-área adversária. Para além disso marcou mais 2 com a seu habitual sentido de oportunidade.
Até para a semana...Nuno Dias