segunda-feira, novembro 13, 2006

Jogo 11: Xelxia 3 - Minis 11

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

E finalmente uma vitória do S.L. Minis para animar o campeonato. E que vitória, meus senhores, caros camaradas, aquilo foi um show de bola...

Era um avião, é um pássaro, não, foi um massacre, completo e total, da equipa do Minis ao Xelxia, sendo que raramente o Xelxia desenhou algum lance com mais de dois ou três passes, sem ser interceptado, e mesmo os seus famosos “letais” contra-ataques esbarraram consecutivamente na barreira defensiva dos Minis.

Prometi ser isento neste comentário e como tal, e como têm visto desde o princípio do texto vou sê-lo ao máximo. O Minis apresentou-se reforçado para este jogo com o regressado Dudu Silva, que pagou 25 EUROS para voltar a jogar connosco, o que só prova o seu forte empenho em não deixar de jogar connosco.

Além do Eduardo, regressado à sua equipa, com a condição natural de estrela da equipa, apesar de se fartar de falhar golos à beira da baliza, houveram dois substitutos, o Hêrnani, que substituiu o Hugo Lopes, e o Rui Bota, que compensou a lesão do Queiroz.

No lado do Xelxia, conseguiram trazer todos os efectivos, como tem sido apanágio este ano, o que se tem revelado como bastante produtivo, dado que está provado que a regularidade da constituição das equipas é meio caminho andado para o sucesso no fim.

Quanto às criticas de reforço da equipa dos Minis para finalmente conseguirem ganhar um jogo, tenho apenas um comentário a dizer em relação a isso: “blllllrrrrr”.

Como podem sequer ousar atirar com essa acusações, quando jogam contra o SL Minis sem o Dias durante um mês inteiro e contratam quase sempre o Pedro Capitão, o Belo e outros jogadores de classe mundial que faziam a diferença?

Aliás, ontem o que se notou foi um tremendo equilibrio, até cerca de 15 minutos do final, altura em que o resultado estava em 3-2, e altura do descalabro Xelxiano, que até eu ainda estou a pensar porque terá sido, desmoralizou completamente, ao ponto de o resultado se avolumar tanto.

Não julgo que a diferença entre as equipas tenha sido tanta, como o resultado sugere, tirando pelo aproveitamento ofensivo demonstrado. À parte essa questão “menor”, pareceu-me também que a equipa do Xelxia estaria um pouco mais “pesada” do que o habitual, notando-se um cansaço que se agravou para o final do jogo.

Aqui ficam as análises individuais:

Xelxia de São Brás:
Dias (Pata de Chumbo)
– Deixou de correr, deixou de jogar. Os Minis vinham notando a ausência deste “trunfo” para poderem explanar o seu futebol de forma diferente. Com o Dias em campo, o jogo torna-se equilibrado, pois desta forma as equipas equilibram-se, assim ambas ficam com elementos potencialmente “perigosos” para as suas próprias redes. Esteve muito bem na baliza.
Nota:4

João(Ronaldo de Vigo) – O Ronaldo parece querer seguir as pisadas do seu contemporâneo de Madrid e aos poucos foi-se apagando no jogo. Pareceu em muitos momentos um pouco mal disposto com as corridas a que era obrigado, sinal evidente quiçá duma noite de Sábado bem passada. Elemento precioso na ajuda à defesa, nem sempre fez tudo ao seu alcance para terminar com sucesso os ataques. Não esteve em noite inspirada.
Nota:5

Pedro (Fusso solitário) – Mais uma vez esteve um pouco acima do nível dos restantes companheiros, bastante consistente na defesa, mas no ataque, apesar de ter corrido muito, a sua fussanguice estraga metade dos lances que podem levar perigo à baliza adversária. Não esteve bem nos passes, e não chegou para as encomendas na defesa. Saiu mais cedo para os balneários, queixando-se, que ninguém gostava dele e que ninguém lhe passava a bola.
Nota:6

Eurico (Redes de Bolas com creme) – Tá endiabrado, este homem. No ataque, além de ganhar 98% dos ressaltos de bola, de conseguir passar a bola por entre os sitios mais impossíveis, ainda consegue marcar golos com a mão após alivio da defesa e depois de trezentos e catorze ressaltos, marcar com um remate colocado a dois metros da baliza. Um autêntico prodigio, a revelação do ano, o Eurico, que está com o seu superior rendimento a conseguir desequilibrar as equipas. Na defesa, é o Frutas “Man”, sempre que pode dá uma maçãzada, ou uma perada, ou mesmo em alguns casos, sempre que pode e ele consegue isso muitas vezes, e mesmo por estarmos no São Martinho, farta-se de dar castanhadas nos adversários.
Nota:7

Malcolm (Resmungas) – Não apareceu para o jogo. Parecia à semelhança do João, estar demasiado cansado para seguir em frente. Sempre que sobe no terreno nunca tem compensação, sendo que nas subidas dos colegas, faz muito bem ele próprio essas compensações defensivas que o fazem mestre do futebol táctico Italiano, uma maestro à altura de equipas melhores que o Xelxia. Ontem não foi um dos seus dias.
Nota:5

Hugo “Guns” (Septimio Encarnado) – Não foi o seu dia, mole na defesa, completamente abafado no ataque (notou a falta do Queiroz, contra quem tudo parece ser fácil de fazer), foi uma sombra dos ultimos jogos. Vamos ver se consegue recuperar psicologicamente patra os próximos embates.
Nota:4

SL.Minis:
Nuno Tiago (Boneca de Redes)
- Está mais ou menos sempre ou a defender bem, ou a correr para se posicionar na defesa, ou a acabar com o perigo para a sua defesa, e está de volta às boas exibições com mais poderio fisico. Talvez um dos melhores jogos esta época, com um pulmão impressionante de principio ao fim. Como me farto de dizer muitas vezes, os jogos ganham-se mais por não permitir golos do que a marcá-los em barda, e só por eses detalhes, o Tiago esteve impecável..
Nota:8

Gonçalo (Meiguices)- Não corre muito, tem que ser dito. Principalmente se for para defender, o cu pesa-lhe demasiado. Quase me arriscava a chamá-lo Dudu2, não fosse pelo facto de as suas assistências serem concretizadas e os seus remates entrarem na baliza. Esteve bem melhor a atacar do que a defender, principalmente no ultimo período de jogo, quando o Xelxia decaiu. Três golos cheios de alegria, e pelo menos três assistências para golo, a provar que o Gonçalo tá para as curvas. Se melhorar na componente defensiva, pode rivalizar com o Eurico pelo jogador do ano.
Nota:7

Hugo (Perna de Pau)- Não pôde comparecer. Vindo do Brazil com uma lesão grave ao nível dos hemorroidais traseiros, ainda não conseguiu recuperar, desejando o redactor a sua pronta recuperação. A equipa notou a sua falta, sendo que finalmente conseguiu vencer.
Nota:0

Ricardo (El Gordo)- Após 45 jogos consecutivos, o capitão Mini finalmente teve que falhar um jogo. Com uma arreliadora lesão no joelho, que parece não querer dar tréguas, espera-se que volte para o próximo jogo. Ainda assim, quase ia marcando dois golos, tal a inoperância defensiva Xelxiana.
Nota:0

Amado (Deitadinho) – O Pulmão deste Homem está de volta. Ainda se distrai um bocadito de vez em quando mas menos, e demonstra que com mais concentração se torna um muito melhor jogador! Preciosissimo no apoio urgente à defesa e no pressionar imediato a evitar contra-ataques que podiam ser comprometedores. A subir de rendimento o artilheiro-mor do campeonato passado promete vir a fazer muitos estragos ainda esta época. Precisa de ter um pouco mais de calma nos passes e em muitos lances onde parece que o nervosismo o atrapalha muito. Ontem poderia ter feito mais estragos se a bola lhe tem sido endereçado mais vezes em condições.
Nota:7

Dudu (El Capitán) – Realmente com ele a jogar os Minis tranfiguram-se e o Xelxia amedronta-se. A exagerar nalguns dribles, que só lhe saem bem quando está em boa condição fisica, como não era o caso de ontem, o Dudu vai jogando o que a barriga o vai deixando. Falhou golos claros em frente à baliza em duas ou três ocasiões que o poriam a gritar com os colegas, caso fosse ao contrário, e por mais de uma vez foi egoista quando o Amado ou o Gonçalo estavam em melhor posição. Aspectos a rever com melhor condição fisica. No geral um jogo positivo.
Nota:7

Hernâni (A Muralha) - Sem hipóteses para o ataque Xelxiano, é o que este homem faz, defende forte e concentrado, sem dar hipóteses. Perde-se um bocado na forma de ir à bola, tal é a fome de a conquistar, mas é raro darem-lhe um nó. Muito forte, com bom jogo de pés e agilidade espantosa para alguém com o tamanho dele, fez o melhor jogo atacante desde que jogou pelos Minis, concretizando mesmo três golos. Exibição irrepreensível, sem nada a apontar.
Nota:9

Rui Bota (Maestro) – Guarda a bola como ninguém, conseguindo “pensar” melhor o jogo, com as suas pausas. Já esteve melhor em outros jogos, e o facto de guardar tão bem a bola, não quer dizer que a tenha que levar para casa consigo. Em muitas situações podia ter facilmente liberto a bola para outro jogador, e insistiu quase sempre no lance individual, nem sempre bem! Nota-se que a sua arte é do meio campo para a frente e em certas situações defensivas, dá demasiado espaço ao seu opositor directo.
Nota:8

O campeontato está assim relançado, com a terceira vitória Mini este ano. Faltam nesta altura 5 jogos para se decidir o campeão de Inverno, e o Xelxia parte com nove pontos de vantagem, sendo cruciais para os Minis os próximos dois jogos.

Será que há milagres?

11 comentários:

Anónimo disse...

Quer dentro de campo sem óculos... como fora com eles, a leitura de jogo é a mesma.

Como posso eu ter estado bem na baliza, se só fiz uma única defesa?
Mas ok...

Agora o Capitão já fazia diferença do lado do Xelxia... mas quando era chamado para substituir o Gonçalo do lado dos Minis, as equipas ai estavam equilibradas.
É só rir...

De qualquer forma devo admitir que este Domingo os Minis não deram hipoteses... o que é obvio já que o Queiroz ficou de fora.

Venha o próximo...

Anónimo disse...

Exactamente,concordo com o Dias, os Minis ganharam pq o Ricardo n jogou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ricardo disse...

Èle há pessoas que não percebem a ironia, sendo o Dias o caso mais louro que eu já conheci...
Estiveste bem na baliza, querido, simplesmente porque jogaste tão mal na frente que não te podia deixar ficar mal na fotografia.
Mas estava a ser irónico.
Se calhar tens razão, o Minis só jogou bem e ganhou, porque eu não estava a jogar, se calahr é mesmo por causa disso. Para a semana, com sorte já ganhas outra vez, se conseguires ò caracol gonzalez (costumavas a ser o speedy, foste despromovido)...

Andlé, andlé, yiiha!!!

Ricardo disse...

Hugo, cura o hemorroidal e volta em forma, hombre...

Ricardo disse...

Já agora, Dias, quando o capitão foi jogar pelos Minis, a substituir o Dudu, aí sim, as equipas ficaram equilibradas, agora quando jogas com Capitão em vez do Dias no Xelxia e os Minis não têm o Dudu, por exemplo, fica bastante desequilibrado, só me lembro de ter um resultado positivo assim, e já foi o ano passado.

Anónimo disse...

Boas Meninos,
Boa Crónica (Mais ou menos ; assim assim, prontos, vai Fraquito, bem uma merda)(Para os leigos isto é do Gato Fedorento 1ª Serie Em o Homem que não sabe mentir)

Ricardo Amigo 1º
Mal a Defender - Claro que sim meu amigo, se eu este ano sou à futebol de 11 (Sim eu sei que isto é de 5 mas prontos) so estremo direito não posso defender né (ehehehehe)

Boa Semana a Todos
Abraços

Anónimo disse...

Quer dizer então que a crónica agora é irónica... ok.

O que vale é que só os loiros verdadeiros ou especie disso... é que fazem a festa, lançam os foguetes e apanham as canas.

Ainda bem que te divertes nesse teu pequeno circo!

Anónimo disse...

Sabes o que é irónico... é que a semana passada nem piavam, mas hoje a crónica apareceu num ápice.

Beijinhos

Anónimo disse...

parece que a equipa dos Minis já sabe o que é comentar aqui no blog. a semana passada e na outra ouve esquecimentos!! agora a sério: vitória justa e merecida. Os reforços fizeram a diferença basta ver a qualidade entre eles e os que foram substituidos,não menosprezando os efectivos dos minis.

Anónimo disse...

Aceito subornos:
Dos minis para não voltar
Dos Xelxia para voltar

Obrigado

Ricardo disse...

Caro Dias, para ti só 2 palavritas:
Dói, não dói?

Para ti, caro Guns:
Ouve é com H, senão é de ouvir! E não tás por acaso a dizer que eu não sou bom comoó milho?

Dias, comprometi-me a fazer a crónica, como tal ela está aqui, né como alguns gajos, que são supostos serem redactores do SuperKeca Magazine e nem escreverem uma linha, sim senhor redactor?
Só por causa dessas merdas pá semana fazes tu a crónica...