segunda-feira, abril 10, 2006

Protesto do Jogo de Domingo

Ceifa ceifa, ooops, mais uma cacetada no gajo...

Foi apresentado na Sede da Federação Amadora de Futsal um protesto ao jogo de Domingo passado, entre o SL Minis e o Xelxia SB, a contar para a vigésima sexta jornada da SuperLiga RapaKeca.

O resultado final de 7 a 7, foi contestado e vai ser por isso alvo de análise dos peritos em legislação desportiva de Federação.

O protesto, que parte da direcção dos SL Minis, tem a ver com o lance polémico de um golo marcado pelo guarda-redes Pedro, após cobrança de pontapé de baliza.

Conforme as regras actualmente em vigor, e como não pode haver repetições de jornadas por falta de calendário, devido ao Mundial de Futebol de 11 (não é que alguém vá participar, mas todos vão ver os jogos); o protesto será avaliado num prazo de 2 dias uteis a contar de amanhã, pelo que no máximo, será dado o veredicto final até quinta-feira de manhã.

Pode haver lugar a recurso, sendo que a palavra final nesta contenda, será dada por um representante sem interesses neste campeonato, o Sr. Eng. Ricardo Queiroz, presidente não eleito da Federação Amadora de Futsal.

O casod everá estar decidido até à próxima quinta-feira à tarde, dia 13 de Abril.
Por favor esgrimam os vosso valiosos argumentos nos comentários.

25 comentários:

Ricardo disse...

Estive a ler o ponto descrito pelo Nancy, e posso confirmar que no ponto 17 do regulamento de Futsal, vem descrito que o que aconteceu no pavilhão, no Domingo passado não é legal, como tal, o golo não deverá contar.
Além disso, e segundo as regras, deveria ter sido marcado livre indirecto a favor dos Minis.
Vou enviar as regras para todos por mail, para que as leiam, para deixarmos de ter duvidas nestes lances mais polémicos.
Vou levar uma cópia para todos os jogos, para que a haver aluma dúvida, possamos esclarecer no fim dos mesmos.

Hugo7 disse...

só vi os jogadores das minis a protestar,os do Xelxia não. não venham cá com jogos de bastidores. não queiram ganhar na secretaria!não precisam disso!!

Ricardo disse...

Considerando desta forma que não há árbitro e que isto foi um erro de arbitragem, e não vale a pena estarmos a repetir jogos:
considero que deva ser atribuida vitória aos Minis por 7-6, já que o golo do Pedro, não pode ser considerado válido.
Alguém está contra?

Ricardo disse...

Os jogadores do Xelxia nunca poderiam protestar um golo seu.
Confirmámos que o golo não é válido, a haver justiça desportiva, não pode ser considerado.

Anónimo disse...

Golo não é válido??

Vão mas é lavar as remelas dos olhos...

No ponto 17 não há nada que especifique claramente o que aconteceu no pavilhão no Domingo.

Para os 'meninos':
Regulamentos da FPF Futsal - Perguntas e Respostas:
Lei 11 - Marcação de Golos
"Um guarda-redes marca directamente golo na baliza adversária
servindo-se de uma parte do seu corpo que não as mãos e os braços. O golo deve ser considerado válido?

Sim. O jogador não cometeu qualquer infracção às regras."

Quem é que tem razão??

Querem ganhar na secretária, fodasse!! Muita sorte tiveram em não perder... mesmo com o capitão na equipa. Palhaços!!

Anónimo disse...

Por outro lado, realmente o ponto 17 refere algo parecido ao que aconteceu no domingo passado.

No entanto as regras contradizem-se em certos pontos... já que o que muitos reclamavam no domingo em que não se podia marcar golos directos da linha lateral, afinal isso é possível.

"Durante o jogo, o guarda-redes sai da sua baliza ao encontro de um
adversário para tentar impedir o seu avanço. Consegue afastar a bola
para fora pela linha lateral e é concedido um pontapé de linha lateral à
equipa adversária. Na sua intervenção, o guarda-redes vai parar fora da
superfície de jogo e antes de conseguir regressar, um atacante executa
rapidamente o pontapé de linha lateral em conformidade com a Lei 16 e
da jogada acaba por resultar um golo. Que atitude deverão tomar os
árbitros?

Nenhuma infracção foi praticada. O golo é válido."

As regras têm vários pontos de vista... e as opiniões que se podem tirar são muitas. Por isso não venham com tretas, se não vamos rever todos os casos que têm acontecido... e nunca mais saimos daqui.

Já agora... sabiam que há penalizações para os jogadores que abandonam as 4 linhas??

Anónimo disse...

Estes mini-jogadores desta mini-equipa são cómicos!!!

Fazem-me lembrar os malucos do riso.

Anónimo disse...

Já agora outra achega...

O dudu já fez várias vezes com que fosse marcado contra nós livres devido ao guarda-redes lançar a bola com os braços fora da grande-área... e nas regras de Futsal não há nada que indique isso como uma falta.
Por outro lado existem 4 segundos para repor a bola em jogo assim que o redes a têm em sua posse, o que nem todos cumprem, seja uma ou outra equipa.

Querem que continue... e passamos a usar a bíblia no jogos.

Vocês querem ser mais papistas que o papa!!

Anónimo disse...

Daqui a pouco ainda vou ler os regulamentos para ver também o que é q acontece aos jogadores das equipas q geralmente chegam atrasadas.Será falta de comparência........

Anónimo disse...

Podem vir com mil artigos e mil comentários mas o que diz o artigo 17 é que me interessa:
Pedro teria de passar a bola a alguém antes de poder chutar directamente à baliza.
O q só confirma o que alguns jogadores dos Minis defenderam.

Neste caso nem se está a falar de um lançamento de linha lateral mas sim de um pontapé de baliza.

Mas o golo ficou decidido naquele momento por isso n tem de haver, na minha opinião alteração do resultado..
Digamos que os Minis oferecem um ovo da Páscoa ao Xelxia.

E o resto é conversa.....

xXx disse...

Dias:

- O guarda-redes pode marcar golo, com qualquer parte do corpo que não as mãos... CLARO... Quando está a jogar adiantado ou quando DEFENDE uma bola e chuta directamente à baliza. DEFENDER é diferente de PONTAPÉ DE BALIZA, (BD precisa-se... urgentemente)

- Lei 17 (da reposição da bola em jogo, vulgo PONTAPÉ DE BALIZA, que foi o caso no nosso jogo): Não pode marcar golo directo. Qual é a parte que não percebes? o Português?...

- Quanto ao nosso jogo: acho que o resultado se deve manter em 7-7, o empate, dado que foi um erro do arbitro (já vi profissionais marcarem golos que não existem, ou não validar golos que existiram e ninguém alterou os resultados dos jogos por isso...). Para a próxima, já não existe discussão possível... O árbitro vai estar atento... e esclarecido...

MM (que deverá ser Maluco ao quadrado???): Malucos são aqueles que falam das regras de futebol e tal quando nem sequer as sabem...

Beijinhos e abraços

GLP disse...

Bem, erros acontecem em todo o lado. Defendo que talvez não seja possível marcar golos directamente. Não sei...não tenho andado a par das regras, mas enquanto joguei a guarda-redes nos Jovens de São Brás, durante alguns anos, isso não era possível, no entanto, nessa altura, o FUTSAL quase que nem existia como modalidade que hoje se conhece.

No meu entender, e isso já sucedeu, os livres que o Dudu sempre disse que se tinham de marcar na reposição de bola pelo guarda-redes, não fazem sentido. A bola está nas mãos do guarda-redes e este está com os pés no chão. Trata-se de uma reposição e não de uma defesa de um ataque. São situações diferentes.

No geral, e porque apenas fui poucas vezes jogar, pelo que já vi há erros grosseiros ou quase grosseiros todos os fins-de-semana. Há jogadores que parecem autênticos tractores na abordagem do um contra um, e não me venham com a treta de que "futebol é para homens de barba rija" porque tudo tem limite.

Acima de tudo, acho que independentemente de tudo, o resultado de (7-7) deve manter-se. Hoje foi para uns, amanhã pode ser para outros. Erros acontecem e não vale a pena haver fundamentalismos.

STAY WELL

Hugo7 disse...

ou mantêm-se o resultado ou repete-se o jogo. escolham!!

Anónimo disse...

Ó meu grande Urso aviador... andas a cuspir no prato onde comeste! :OD
BD??... ainda bem que existem lá uns bonecos no regulamentos, senão eu não percebia mesmo nada.

Eu retfiquei a minha posição em relação ao ponto 17 (pois na altura lia as perguntas e respostas)e concordo que se aplica com o que se passou. No entanto há várias situações que podem ter 2 avaliações diferentes.

Já agora ó barbie matrafona, quantas vezes não repuseste a bola em jogo chutando a bola para um colega depois de a colocares no chão? Regras são regras... e nem sempre todos nós as cumprimos.

No fundo só acho que as decisões são tomadas dentro das 4 linhas durante o decorrer do jogo, embora desta vez tenha havido uma equipa a favor e outra contra... e não depois na 'secretaria' invocando leis de jogo que nem nós próprios as seguimos à risca.

Eu a ser justo dou a vitória aos Minis, mas no futebol nem sempre há justiça. Por isso... se quiserem ir a votação para decidir... estejam à vontade.

Over and out!

Ricardo disse...

Ok, como até o pessoal das Minis está a dizer, o resultado mantém-se em 7-7.
Venha a crónica, se alguém tiver tempo, por favor.
Mas ó Dias, vai trocar de lentes, ou então tirar umas lições de Português, as regras são claras e não permitem duplas interpretações.

Ricardo disse...

Dias said:
"O dudu já fez várias vezes com que fosse marcado contra nós livres devido ao guarda-redes lançar a bola com os braços fora da grande-área... e nas regras de Futsal não há nada que indique isso como uma falta."
Meu, o Guarda-Redes só pode jogar a bola com as mãos dentro da área. Qual é a discussão? Livre indirecto, sem espinhas.

Anónimo disse...

É como os 'meninos' quiserem... levem lá a vitória que é para não amuarem e dizerem que foram roubados.
Eu vou comprar então umas lentes novas para ler os regulamentos durante os jogos e aplicar a 100% as regras de jogo em cada partida.

Seja como for vocês vão ser os maiores no final... nem que para isso se tenha de anular jornadas para dificultar a recuperação da equipa adversária.

A crónicra que a façam quem for bom de vista e que saiba português, o que não é o meu caso.

Ricardo disse...

O Povo agradece que não faças a crónica!
Já tinha dito que o resultado não se altera, apesar de o golo não ser válido.
Afinal quem é que faz birrinhas?
Vai mas é jogar ao berlinde, que aí pode ser que tenhas sorte, e te acertem no buraco, ó panasca...

Ricardo disse...

Se são regras, são para cumprir. Então é assim:
Bolas de pontapé de baliza, lançadas com a mão ou com o pé, mas para fora da área (guarda-redes não pode sair directamente a controlar a bola).
E a ver se cumprimos também, 4 segundos a contar a partir do momento em o redes tem a bola segura!
Isto é giro, mas é a cumprir regras, dá mais emoção, as discussões, os livres indirectos, etc.
Ambas as regras são punidas com livre indirecto, dentro ou fora da área.

Anónimo disse...

Os mini-jogadores estão todos mijados. Não podem perder 2 jogos seguidos que ficam logo à toa!!!

Já agora mostrem-nos a regra que mão na bola por parte de um jogador de campo dá golo, como já aconteceu para o vosso lado...

Para terminar:
VOCÊS, MINI-JOGADORES SÃO MESMO MINI(NOS)

Anónimo disse...

XELXIA

Pedro (Cabra) – Ficou entre os postes neste jogo em vez de cabra, a alcunha deveria ser vaca. Borrifou a baliza com estrume dado que os remates da equipa adversária iam todos parar aos postes. Seguro na baliza, ainda cometeu a proeza de apanhar o árbitro de costas e marcar um golo directo numa reposição de bola em jogo. Nota: 7

João – Sempre perigoso no seu jogo de ataque de costas para a baliza, os Minis nunca souberam anular os seus lances. Perigoso no um contra um, fez o que quis da defesa dos Minis, originado a maioria dos lances que acabaram por dar golo à equipa. Nota: 8

Malcolm – A coordenar defensivamente o jogo do Xelxia, é a primeira unidade a lançar o jogo atacante da equipa. Boa visão de jogo, boa técnica nos passes, quase não se dá por ele no campo, mas muita da qualidade de jogo da equipa se deve ao seu toque. Nota: 7

Dias – Ao nível habitual do seu jogo, não compromete a nível defensivo. A atacar continua a ser picado nos pés pela bola, assim é a pressa para se livrar dela quando se sente pressionado. Nota: 5

Hugo – Ponta-de lança sempre atento, por vezes desmarcadíssimo, mas perdulário em uma ou duas situações de baliza aberta que falhou clamorosamente. Procurou sempre combinar com os colegas de ataque em tabelas para criar espaços. Nota: 6

Gonçalo – Em substituição do lesionado Eurico, não ocupou a baliza como esperado. Nada de especial apontar, participando no jogo colectivo da equipa, sem deslumbrar mas também sem comprometer. Nota: 5

SL MINIS

Nuno Tiago – Desta vez uma exibição pouca vistosa entre postes, sofrendo alguns golos em remates que, embora colocadíssimos, não iam com muita força. Tenta sempre nos lances de bola parada criar situações de superioridade numérica, nem sempre bem aproveitados. Numa dessas situações acabou por sofrer um golo irregular que motivou os protestos do público nas bancadas. Nota: 6

Edgar – Elemento recrutado para a defesa dos Minis, não comprometeu, tentando se enquadrar na manobra ofensiva da equipa sempre que havia oportunidade. Notou-se alguma falta de entrosamento com a forma de jogar do resto da equipa. A rever. Nota: 6

Pedro (FA) – É um elemento sempre perigoso e que põe em sentido as defesas contrárias. Não tão feliz na finalização como em jornadas anteriores, ainda teve algumas perdas de bola que originaram golos adversários. Nota: 7

Hugo – Discreto no jogo de equipa, por vezes parece padecer da mesma doença do Dias da equipa adversária. Demonstra alguma falta de calma a pensar o jogo quando com a bola nos pés. Nota: 6

Ricardo – Jogo esforçado, sempre a correr para a frente e para trás ajudando nas tarefas defensivas. Conseguiu mais alguns golos, cheios de garra e raiva. Não vira a cara a luta. Nota: 7

Amado – O ponta de lança está de volta, rubricando golos importantes para a equipa. Não vira a cara á luta, corre atrás de todas as bolas e ajuda defensivamente, apesar de ter de tomar mais cuidado com as coberturas faltosas que faz. Nota: 7

Anónimo disse...

Porque é que n há jogo no dia 23 de Abril?

xXx disse...

sim, porque?

Anónimo disse...

Já está explicado.A equipa do Xelxia decidiu fazer uma pausa.N vai ninguém.
Falta de comparência para esses gajos!!

Anónimo disse...

Fuodasseee... quantos são, quantos são... eu chego para todos...